
O Comando Territorial de Castelo Branco da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, no passado dia 5 de maio, um total de 362 artigos contrafeitos durante uma operação de fiscalização no concelho de Castelo Branco. Dois indivíduos, um homem de 28 anos e uma mulher de 51, foram identificados no âmbito da ação.
A operação teve como objetivo o combate à contrafação, uso ilegal de marca e comercialização de produtos falsificados. As autoridades apreenderam artigos diversos, entre os quais peças de calçado, vestuário e acessórios que se encontravam disponíveis para venda ao público.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Castelo Branco para os devidos trâmites legais.
A ação contou com o reforço de 29 militares do Destacamento de Intervenção (DI) e do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Coimbra.
A GNR alerta que a contrafação constitui uma ameaça crescente, com impactos significativos na economia e no mercado de trabalho, comprometendo a concorrência leal, desencorajando o investimento e colocando em risco a segurança dos consumidores, especialmente quando envolve produtos com potenciais efeitos sobre a saúde pública.