Distinguidas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Três empresas sediadas no concelho de Cantanhede estão entre as “Empresas Gazela 2024”, estatuto atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro”. A cerimónia de homenagem decorreu recentemente, no Teatro Municipal de Ourém, e nela marcou presença a vereadora da Câmara Municipal de Cantanhede, Célia Simões.


As empresas gazela são, segundo o conceito internacional, jovens e inovadoras, posicionando-se de forma diferenciadora nos mercados.

São competitivas, atingem de forma acelerada o sucesso e contribuem fortemente para a criação de emprego e riqueza na região onde estão inseridas.

São empresas com ritmos de crescimento muito elevados – acima de 20% ao ano.


As empresas de Cantanhede distinguidas foram a Civilbloc – Unipessoal, Lda, com sede em Portunhos, que se dedica à construção de edifícios (residenciais e não residenciais); Consteel – Metalomecânica e Serviços, Lda, com sede em Cantanhede, especializada em construções diversas e atividades de mecânica geral; e a Artsteel, Lda, com sede na Tocha, que desenvolve a sua atividade principal no âmbito da construção de edifícios.


“O desempenho destas três empresas, a par das restantes organizações instaladas no Município, contribui significativamente para os elevados índices de crescimento e progresso do concelho de Cantanhede”, reconhece a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.


Cantanhede é o terceiro município mais representado entre os 19 da região de Coimbra, apenas superado por Coimbra e Figueira da Foz.

Recorde-se que a região Centro de Portugal conta com 181 empresas Gazela – o número mais elevado desde o início desta distinção em 2012 – que empregam, no seu conjunto, 6.328 trabalhadores e geraram um volume de negócios superior a 694 milhões de euros em 2023.