No dia 28 de novembro, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em parceria com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), inicia uma nova campanha de sensibilização: “Ao volante, o telemóvel pode esperar”. Essa ação está integrada no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2023 e decorrerá até 4 de dezembro, com o propósito de alertar os condutores sobre os riscos associados ao uso inadequado do telemóvel durante a condução.

Os números são impactantes: a uma velocidade de 50 km/h, desviar o olhar para o telemóvel por apenas 3 segundos equivale a percorrer 42 metros às cegas, o que corresponde a uma fila de 10 carros. Além disso, estatísticas revelam que utilizar o telemóvel ao dirigir aumenta em quatro vezes a probabilidade de acidentes, resultando em tempos de reação mais lentos diante de situações imprevistas.

A campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” englobará diversas ações, desde sensibilizações em território continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira pela ANSR até operações de fiscalização conduzidas pela PSP e pela GNR, com foco em vias com elevado fluxo rodoviário, tudo em consonância com o Plano Nacional de Fiscalização 2023.

Datas e locais específicos foram delineados para estas operações conjuntas. Por exemplo, no dia 28 de novembro, às 8h00, na A1 – Portagens de Alverca no sentido Norte/Sul; dia 29 de novembro, às 14h00, na Avenida Miguel Torga, em Chaves; dia 30 de novembro, às 9h00, na A4 – Quintanilha, em Bragança; e dia 4 de dezembro, às 9h30, na Praça da República, no Porto.

É crucial destacar os riscos associados ao uso do telemóvel enquanto se conduz: a distração resultante da execução simultânea de duas tarefas mentais – conduzir e utilizar o dispositivo móvel – leva a lapsos de atenção, erros de avaliação e compromete a interpretação da sinalização rodoviária, inclusive no que concerne à segurança dos peões.

Esta campanha é a última das 11 planeadas no âmbito do PNF de 2023, iniciado no sentido de reduzir a sinistralidade rodoviária. As campanhas, que têm base nas recomendações europeias anuais, são uma prática continuada desde 2020, visando a sensibilização e fiscalização, contribuindo para comportamentos mais seguros nas estradas.

Este ano, as ações já desenvolvidas contaram com a sensibilização de mais de 3700 pessoas, enquanto mais de 498 mil condutores foram fiscalizados presencialmente e aproximadamente 10,4 milhões de veículos foram verificados através de radares.