
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém realizou um investimento de 26.489 euros na aquisição de novos equipamentos para os refeitórios escolares dos agrupamentos de escolas de Santiago do Cacém, Cercal do Alentejo e Santo André. Essa iniciativa faz parte dos esforços para melhorar as condições de funcionamento dessas instalações.
O refeitório da Escola Secundária Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, recebeu um fogão e um exaustor industrial como parte deste investimento, realizado pela Autarquia no âmbito da transferência de competências. Para as Escolas Básicas de Vila Nova de Santo André, foram adquiridos equipamentos que incluem uma arca congeladora (frio negativo) para a EB n.º 2, uma máquina de lavar loiça para a EB n.º 3 e uma máquina de lavar loiça e um triturador industrial para a EB n.º 4. O refeitório do Jardim de Infância de Cercal do Alentejo foi equipado com um novo dispositivo de frio (combinado – frio negativo e positivo).
O fornecimento de refeições escolares é uma parte fundamental do apoio ao crescimento e aprendizagem das crianças e jovens da região. A maioria dos nove refeitórios e três salas de refeições da área tem gestão direta do Município. Dois refeitórios ainda são operados por empresas externas (EB Frei André da Veiga, em Santiago do Cacém, e EB n.º 1 de Santo André), e outros dois têm gestão partilhada (EB Professor Arménio Lança de Alvalade e EB de Cercal do Alentejo). Esse esforço envolve uma equipe de 29 cozinheiras e ajudantes de cozinha, que preparam e fornecem aproximadamente 265.000 refeições por ano, representando um investimento de cerca de 900 mil euros.
Neste ano letivo, a gestão municipal assumiu os refeitórios das Escolas Secundárias Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, e Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André. Logo nas primeiras semanas de aulas, houve um aumento no número de refeições servidas em comparação com o mesmo período do ano letivo anterior.
Na Escola Secundária Padre António Macedo, de 18 de setembro a 3 de outubro, registou-se um aumento de 315 refeições em comparação com o mesmo período do ano letivo 2022/23, totalizando 1135 refeições preparadas e servidas. No mesmo período, na Escola Secundária Manuel da Fonseca, houve um aumento de 795 refeições em relação ao ano letivo anterior, com um total de 2393 refeições servidas. Este refeitório também fornece 764 refeições para as escolas rurais do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém.
O investimento nos refeitórios escolares é parte integrante dos esforços da Câmara Municipal de Santiago do Cacém para garantir a qualidade das refeições servidas nas escolas e criar melhores condições para as crianças e jovens do concelho. Este investimento é complementado por um compromisso de dois milhões e meio de euros para manter várias medidas de apoio escolar durante o novo ano letivo.