A Câmara Municipal de Santiago do Cacém está empenhada em garantir um investimento superior a dois milhões de euros no novo ano letivo para criar melhores condições de crescimento e aprendizagem para as crianças e jovens do concelho .

De um total de 1533 crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico, aproximadamente metade são beneficiárias de Medidas de Ação Social Escolar. Isso traduz-se na gratuidade das refeições escolares ou na comparticipação de 50% dos custos, no apoio financeiro para a aquisição de material escolar e para visitas de estudo, totalizando um investimento de 130 mil euros.

Para os 1003 alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade que frequentam as escolas públicas do município, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém apresentou Cadernos de Fichas de Atividades, representando um investimento de 40 mil euros.

Além disso, a autarquia assegura a totalidade do valor dos passes escolares em transporte público para todos os alunos do concelho e disponibiliza 46 circuitos especiais de transporte escolar a partir do 1.º Ciclo do Ensino Básico, independentemente do escalonamento de rendimentos, beneficiando 640 alunos , com um investimento aproximado de 690 mil euros.

A rede pública de Educação Pré-Escolar e de Atividades de Animação e Apoio à Família no município abrange todo o território, garantindo resposta pública de jardim de infância para todas as freguesias, atendendo às necessidades de 530 crianças e famílias. Todos os jardins de infância oferecem gratuitamente três valências de Atividades de Animação e Apoio à Família, incluindo receção, refeições e prolongamento de horário, das 08h30 às 18h30. O funcionamento ininterrupto por 10 horas diárias, incluindo períodos de interrupção letiva, envolve 65 funcionários da autarquia, entre Assistentes de Ação Educativa e Assistentes Operacionais, com um investimento anual superior a 900 mil euros.

O complemento de refeições escolares é também uma parte fundamental desta política, com a autarquia a investir consideravelmente na aquisição de equipamentos e na melhoria das condições de funcionamento. Dos nove refeitórios e três salas de refeições existentes, a maioria é gerida diretamente pelo município ou em parceria com os Agrupamentos de Escolas. Este esforço resulta numa equipa de 29 cozinheiras e ajudantes de cozinha, responsáveis ​​pela preparação e completa de cerca de 265.000 refeições anuais, totalizando um investimento de cerca de 900 mil euros.

A criação de melhores condições nos equipamentos de ensino também faz parte desta política, com várias escolas básicas a serem profundamente requalificadas. Entre elas, destacam-se a EB n.º 1 em Ermidas-Sado, a EB n.º 3 e EB n.º 4 em Vila Nova de Santo André, bem como salas do 1.º ciclo e do pré-escolar equipadas com ar condicionado, quadros interativos e acesso à Internet. Actualmente, estão em andamento obras de remodelação no jardim de infância de Ermidas-Sado, com um orçamento superior a 140 mil euros.

A aposta na educação é uma prioridade para a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que tem feito todos os esforços para garantir as melhores condições para os alunos.