
A caça ilegal de aves, realizada durante a noite, está a gerar grande preocupação entre os residentes de Arronches, particularmente na zona do Jardim do Fosso e nas proximidades do Convento de Nossa Senhora da Luz. O uso de armas de ar comprimido para abater aves e até gatos em espaços públicos tem causado medo, principalmente devido ao risco de tiros perdidos atingirem inadvertidamente os moradores.
Segundo testemunhos locais, esta prática é atribuída a adolescentes que, sem qualquer noção de civismo ou respeito pela comunidade, têm levado a cabo estas ações em zonas residenciais e culturais, como o Centro Cultural de Esperança. Para além da morte de pardais e pombos, os estragos são visíveis, com vidros partidos no Convento de Nossa Senhora da Luz, deixando claro o impacto deste comportamento irresponsável.

Foto: Emílio Moitas
A Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza, tem sido alertada frequentemente para esta prática ilegal, que, além de violar a legislação de proteção animal e ambiental, coloca em perigo a segurança pública. O uso de armas de ar comprimido, embora muitas vezes subestimado, pode ter consequências fatais. Recorde-se o trágico incidente em Algoz, no concelho de Silves, onde um jovem de 14 anos perdeu a vida após ser atingido acidentalmente por um disparo na cabeça.
As autoridades locais já foram informadas e apelam à colaboração da comunidade para reportar qualquer atividade suspeita, de forma a travar este comportamento antes que resulte em mais danos ou, pior, numa tragédia humana.