Vários antigos presidentes de câmaras municipais do Alentejo vão voltar a candidatar-se às eleições autárquicas de 12 de outubro, procurando retomar funções em municípios que já lideraram anteriormente.

Segundo noticiou a Agência Lusa, entre os casos destacados está o de Luís Mourinha, antigo presidente da Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora. Mourinha já liderou o município durante 12 anos eleito pela CDU e durante mais 10 anos pelo Movimento Independente por Estremoz (MIETZ). Vai voltar a concorrer a estas eleições autárquicas novamente pelo MIETZ. O último mandato foi interrompido em 2019, na sequência de uma condenação por crime de prevaricação que levou à perda de mandato.

Outro caso relevante é o de Carlos Pinto de Sá (CDU), atual presidente da Câmara de Évora, que se encontra a cumprir o terceiro mandato consecutivo, o limite legal permitido. Nas eleições deste ano, é o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, concelho que já liderou entre 1993 e 2013.

Também no litoral alentejano, Vítor Proença, impossibilitado de se recandidatar à presidência da Câmara Municipal de Alcácer do Sal devido à limitação de mandatos, será o candidato da CDU à Câmara Municipal de Santiago do Cacém, autarquia que já presidiu entre 2001 e 2013.

As candidaturas podem ser formalizadas até 18 de agosto, estando as eleições marcadas para o dia 12 de outubro.