O atual presidente da União de Freguesias de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, Arlindo José Passos, é o candidato da CDU à presidência da Câmara de Alcácer do Sal nas eleições autárquicas deste ano.

Arlindo José Passos, 68 anos, natural de Alcácer do Sal, é presidente da União de Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo, Santiago e Santa Susana), desde 2013.

Em comunicado, a CDU, coligação liderada pelo PCP, indicou que esta candidatura se assume “na continuidade do trabalho e intervenção” do atual executivo, liderado pelo comunista Vítor Proença, “à frente dos destinos do concelho nos últimos três mandatos”.

É uma “aposta que dá continuidade ao projeto, à visão e às propostas da CDU e que pretende aprofundar ainda mais uma gestão democrática, de proximidade e inovadora”, destacou.

Uma candidatura “que respeita e valoriza os trabalhadores da autarquia, que pretende elevar o desenvolvimento do concelho a novos patamares nas mais diversas áreas e continuar a projetar Alcácer do Sal na região do Alentejo e no País”, lê-se no comunicado.

Em declarações à agência Lusa, o cabeça de lista considerou que esta candidatura é “um desafio” no seu percurso político, garantindo que “pode ainda dar muito a Alcácer do Sal”.

“A melhoria da vida das pessoas, da mobilidade nas aldeias [do concelho] e a criação de emprego para a fixação dos jovens”, são algumas das prioridades elencadas pelo candidato da CDU.

De acordo com a coligação, Arlindo José Passos foi eleito pela primeira vez para a Assembleia Municipal de Alcácer do Sal nas listas da APU em 1985, tendo sido presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria do Castelo, entre 2009 e 2013.

Antes disso foi membro da Assembleia de Freguesia de Santa Maria do Castelo, da Assembleia de Freguesia de Santiago e do Conselho Geral da Associação Nacional de Freguesias (Anafre).

O cabeça de lista integrou durante vários anos os órgãos diretivos nacionais, regionais e locais do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e foi membro do Conselho Nacional da CGTP-IN.

Assumiu ainda a presidência da direção da Sociedade Progresso Matos Galamba e da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal.

Membro do PCP desde 1974, o candidato faz parte da Comissão Concelhia de Alcácer do Sal do PCP.

Esta é a terceira candidatura a ser anunciada à Câmara de Alcácer do Sal, liderada pelo comunista Vítor Proença, que não se recandidata a esta autarquia devido à lei da limitação de mandatos, mas já anunciou que é o cabeça de lista pela CDU ao Município de Santiago do Cacém.

O PS já tinha anunciado a candidatura da atual vereadora na câmara Clarisse Campos, que foi deputada socialista na Assembleia da República no mandato que agora terminou.

O Chega também anunciou a candidatura do empresário e sociólogo Mário Paracana, 38 anos, à Câmara de Alcácer do Sal.

O atual executivo da Câmara Municipal de Alcácer do Sal é composto por quatro eleitos da CDU e três do PS.

As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.