Está a decorrer, até 15 de maio de 2025, o período de candidaturas à 17.ª edição do Prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável”, promovido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

Esta iniciativa visa identificar e distinguir boas práticas municipais em matéria de políticas públicas dirigidas às famílias, avaliando medidas adotadas em áreas como educação, habitação, apoio à parentalidade, entre outras. A participação processa-se mediante o preenchimento de um inquérito por parte das autarquias, acessível através da plataforma oficial do OAFR: www.observatorioafr.org.

Na edição de 2024, foram distinguidos 110 municípios, tendo participado 169 autarquias. O distrito de Coimbra liderou com 15 municípios premiados e 17 participantes, seguido pelos distritos de Lisboa e Porto, com 11 distinções cada. Do distrito do Porto, foram reconhecidos os municípios de Amarante, Baião, Felgueiras, Lousada, Maia, Penafiel, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Valongo, Vila Nova de Gaia e Trofa.

O OAFR, criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, é o único observatório nacional que avalia políticas locais com abrangência territorial e temática. A sua plataforma disponibiliza uma ferramenta de consulta comparativa entre medidas adotadas pelas autarquias reconhecidas, bem como informações sobre a equipa técnica multidisciplinar responsável pelo processo avaliativo.

Procedimentos de participação:

  • As autarquias devem registar-se ou aceder à plataforma com os dados institucionais.
  • É necessário designar uma pessoa responsável pela coordenação da submissão do inquérito, enviando os seus dados para o e-mail: geral@observatorioafr.org.
  • O sistema de acesso à plataforma funciona com uma senha temporária (token) enviada para o e-mail institucional.

Para esclarecimentos adicionais, estão disponíveis os contactos:

geral@observatorioafr.org

217 552 603 (rede fixa nacional)

911 815 176 (rede móvel nacional)