A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou, na tarde de sexta-feira, 11 de julho, dois acordos cooperação económica e logística com as corporações dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e de Fajões, com o objetivo de apoiar a missão de serviço público das duas associações humanitárias.
O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, destacou que estes contratos marcam o "início de um processo de construção de um serviço municipal de proteção civil robusto que responda às efetivas necessidades da população".
O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, João Pinho, destacou a previsibilidade que o documento oferece à instituição: "Garante um investimento significativo na segurança, proteção e formação dos nossos operacionais, dando a previsão e sustentabilidade na operação que todos os dias temos que garantir”.
Já o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões, Jorge Pinho, sublinhou o trabalho conjunto: “Esta parceria representa a simbiose que tem que existir para defender a comunidade oliveirense. A proteção civil constrói-se pedra sobre pedra. Temos que nos ir preparando para dar continuidade e capacitar as pessoas para dar resposta às necessidades e anseios da população”.
Os acordos assinados estabelecem obrigações às duas partes, deixando às corporações a missão de “manter em permanência um dispositivo operacional de intervenção”, bem como “adquirir todos os meios materiais e humanos necessários ao cumprimento e à prossecução das suas atribuições” e garantir um “serviço de intervenção de apoio humanitário e social e de prevenção e socorro”.
Os apoios financeiros estendem-se ainda às equipas de intervenção permanente, aos encargos no âmbito da Proteção Civil, à participação dos elementos dos corpos de bombeiros em ações de formação no âmbito da atividade da Proteção Civil, ao pagamento anual dos seguros de acidentes pessoais e ao apoio financeiro para aquisição de viaturas e obras.