
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de três toneladas de mel, na sequência de uma operação nacional de fiscalização que visou detetar práticas fraudulentas no setor apícola.
A Operação “Mellis”, realizada nas últimas semanas, teve como objetivo verificar o cumprimento das normas legais aplicáveis ao processamento e comercialização de mel e produtos apícolas, com especial enfoque na autenticidade, rotulagem e rastreabilidade, no âmbito da segurança alimentar.
Ao todo, foram fiscalizados 17 operadores económicos. Em Silves, a Brigada Especializada de Indústrias da Unidade Regional do Sul identificou graves irregularidades num estabelecimento, nomeadamente a ausência de documentação sobre rastreabilidade do mel nas fases de produção e embalamento, falhas nos requisitos de higiene, inexistência de sistema HACCP e incumprimento dos procedimentos de segurança.
Perante estas infrações, a ASAE determinou a suspensão total da atividade económica do operador em causa e procedeu à apreensão cautelar das três toneladas de mel, com vista à proteção da saúde pública e dos consumidores.
A entidade reguladora sublinha que continuará a desenvolver ações de fiscalização em todo o território nacional, reiterando o seu compromisso com a segurança alimentar.