A seleção portuguesa sub-17 feminina de hóquei em patins deixou esta quinta-feira de poder sonhar com o título europeu, após derrota, por 2-0, com a anfitriã França, na quarta jornada.

Em Gujan-Mestras, as lusas precisavam vencer para manter a esperança de serem uma das duas primeiras da fase de grupo, contudo, o desaire, a uma ronda do fim, acabou com qualquer possibilidade matemática de êxito.

A campeã Espanha comanda com 10 pontos, seguida da Itália com sete, enquanto a França, que ainda não tinha vencido, sobe a terceira, com cinco pontos, mais um do que Portugal e Alemanha, que se defrontam na sexta-feira, enquanto a Inglaterra é última, com somente três.

Foi a 04.50 minutos do fim que Solène Cayol, em lance individual, evitou duas defesas e atirou cruzado para o primeiro golo, bisando a 2.23 do término, ao concluir um lance de insistência das gaulesas.

Este foi o segundo desaire de Portugal, depois da derrota por 2-1 com a Itália: as lusas empataram ainda 3-3 com a Espanha e venceram a Inglaterra por 10-0.

Este vai ser o pior desempenho de Portugal em Europeus sub-17, já que venceu a primeira edição, em 2023, e foi 'vice' em 2024, cedendo ante a Espanha.