A Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real (APCIVR) apresentou, no passado dia nove de junho, a 54º edição no Centro Comercial Nosso Shopping na presença de parceiros, patrocinadores e promotores das provas.

A edição deste ano tem data marcada para os dias quatro, cinco e seis de julho na cidade de Vila Real, contando com o Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV), TCR World Tour e Campeonato Nacional de Clássicos.

Alexandre Favaios, presidente do Município de Vila Real, referiu que este fim de semana é “absolutamente extraordinário, como foi dito, realmente não é apenas um momento que traz aquilo que é a velocidade, os melhores carros, as melhores máquinas de Vila Real, traz aquilo que é economia, traz turismo, traz gastronomia, traz aquilo que é o orgulho”.

Além disso, o autarca defendeu que “as corridas de Vila Real não são apenas de Vila Real, são corridas do Douro e daquilo que é o Norte de Portugal, são corridas de Portugal efetivamente”, dado que durante esse fim de semana, “tudo aquilo que é a área comercial, tudo aquilo que é a área turística, não apenas naquilo que são os limites do nosso concelho, mas também dos concelhos vizinhos tem uma renovada aceitação e uma projeção diferenciada e por isso mesmo, o que percebemos é que existe impacto direto na economia local”.

Já Jorge Almeida, presidente do Clube Automóvel de Vila Real, confirmou a presença de perto de 200 pilotos na edição deste ano do Circuito Internacional de Vila Real (CIVR), bem como os cerca de 500 voluntários que irão dar apoio dentro da pista nas diversas funções que o CAVR tem no panorama desportivo.

O piloto vila-realense, Manuel Fernandes, que o NVR já tinha noticiado que iria marcar presença na 54º edição ao lema da equipa francesa SP, também esteve na apresentação da prova.

Apesar de ser um “carro bastante diferente, já fizemos testes e já estamos bastante bem habituados com o carro”. Manuel Fernandes mostrou-se “realista”, referindo que “vai ser bastante complicado”, dado que, sendo piloto do campeonato, tem uma penalização logo em vinte quilos para com os outros pilotos. No entanto, espera fazer o melhor e tentar “representar a cidade o melhor possível”.

Para além das provas, a cidade conta com um programa cultural com os concertos dos Xutos e Pontapés e dos James, e ainda o já habitual “Wine & Food Circuit”, promovido pelo Regia Douro Park na Avenida Carvalho Araújo.