A presidente da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER), Mayra Pereira, afirmou que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deve se posicionar como “um bloco estratégico” e se afirmar como uma “alternativa energética” no cenário global.

A dirigente destacou que este é o momento ideal para a CPLP reforçar a cooperação no setor energético e aproveitar as suas vantagens geográficas e políticas, especialmente no contexto da transição energética.

Em declarações à Lusa, Mayra Pereira ressaltou a importância de uma “diplomacia económica muito forte” para criar “alianças temáticas” e uma “narrativa comum” que traduza as prioridades da CPLP em propostas concretas.

Segundo Pereira, a CPLP tem condições de se afirmar como uma alternativa no mundo da energia, aproveitando o grande potencial dos países africanos e o posicionamento estratégico do Brasil, que faz parte do G20.

“A maioria dos países da CPLP está em África, e esse continente é definitivamente uma oportunidade”, destacou a presidente da ALER, que também apontou o Brasil, com sua participação no G20, como um “grande ‘player'” capaz de abrir portas para a comunidade.

Além disso, o Brasil será o anfitrião da COP 30, o que aumenta a relevância da CPLP no cenário global de mudanças climáticas.

Mayra Pereira também mencionou a presidência de Angola na União Africana e o impacto da nova política dos Estados Unidos, que abre espaço para novos “players” financeiros, podendo beneficiar os países da CPLP na atração de investimentos.

A conferência da CPLP, que acontecerá entre os dias 27 e 28 de maio, será uma oportunidade para fortalecer as parcerias entre os Estados-membros, com foco em energias renováveis, biocombustíveis, hidrogénio verde e outros projetos sustentáveis.

Mayra Pereira acredita que o espaço da CPLP oferece um “enorme potencial para ‘joint ventures’, consórcios e investimentos”, e que a cooperação entre os países poderá gerar um impacto positivo no setor energético.

A II Conferência de Energia da CPLP, promovida pelo Governo de São Tomé e Príncipe e coordenada pela ALER e pela Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP), contará com a presença de ministros e representantes do setor de energia, além de participantes da COP 30.

O evento discutirá temas como a transição energética, a diversificação de combustíveis, a descarbonização e o financiamento no setor de energia.

A conferência será uma oportunidade para a CPLP não apenas partilhar experiências e conhecimentos, mas também promover novas parcerias e identificar oportunidades de financiamento para projetos energéticos na comunidade lusófona.