A Biblioteca e Arquivo do município de Grândola apresenta uma nova exposição que marca os 50 anos do 25 de Abril, intitulada ‘Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)’. A mostra estará disponível para visita até ao dia 27 de abril.

Esta exposição, sediada na sala polivalente e na sala de exposições da Biblioteca e Arquivo, visa dar a conhecer aos mais jovens, especialmente àqueles que nasceram já em democracia, o papel ativo e preponderante dos jovens estudantes do ensino secundário nos últimos anos do regime de Salazar e Caetano.

Ao longo da exposição, é possível entender como os jovens entre os 13 e os 17 anos sentiram a necessidade de contestar abertamente a falta de liberdade e as restrições impostas pela ditadura nas suas vidas. Desde os desafios nos estudos e no acesso à cultura até às restrições no convívio quotidiano, os jovens manifestaram-se contra uma realidade que limitava os seus direitos fundamentais, como o direito à paz e à não participação numa guerra em África à qual não aderiram.

Esta exposição é uma das iniciativas integradas no Programa Comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril em Grândola, que decorre ao longo deste ano com um vasto conjunto de atividades culturais.

A abertura ao público acontece hoje, às 18h00, e a exposição estará disponível até ao dia 27 de abril. O horário de visita é de segunda a sexta-feira das 09h30 às 19h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00, com entrada gratuita.

Esta é uma oportunidade única para conhecer e refletir sobre o papel dos jovens na luta pela liberdade e pela democracia em Portugal, relembrando um período crucial da nossa história recente.