Realizadas as duas primeiras corridas dos Campeonatos de Portugal de Velocidade Clássicos e Legends 1300 e Legends na manhã do segundo dia do 54.º Circuito Internacional de Vila Real, o pelotão da ANPAC – Associação Nacional de Pilotos Automoveis Clássicos tem mais duas corridas agendadas para o dia de hoje.

CPV Clássicos e Legends 1300: Luís Alegria impôs a sua lei

A primeira corrida do dia colocou em destaque os pilotos do CPV Clássicos e Legends 1300, com várias posições a serem muito discutidas durante os 30 minutos da sua duração. Luís Alegria (Datsun 1200) e Paulo Mendes (Citroën AX Sport) deram muito espetáculo na discussão da vitória à geral, cada um dos pilotos a liderar a sua categoria, Clássicos e Legends 1300, respetivamente.

Foi uma corrida com margens muito curtas a separar todo o pelotão, com as pequenas vantagens que iam sendo construídas e anuladas pela entrada do Safety Car.

Alegria, que partiu da primeira posição da grelha de partida, sentiu algumas dificuldades em colocar temperatura nos pneus traseiros do seu Datsun 1200, apesar do muito calor que se fez sentir nas primeiras horas da manhã em Vila Real. O próprio piloto admitiu que ainda na volta de lançamento sentiu dificuldades, que Paulo Mendes capitalizou com uma boa ultrapassagem logo após a partida. O piloto do Citroën AX Sport passou ainda antes da curva 4 do circuito citadino.

No final da primeira volta o Safety Car teve de entrar em pista por alguns minutos, após um toque de um concorrente nas barreiras do traçado. Com 23 minutos para o final da prova, e com os pilotos reagrupados, a bandeira verde foi acenada e Mendes tentou escapar a Alegria, mas os dois mantiveram-se juntos, enquanto os dois pilotos dos Datsun 1200, Pedro Barbosa e João Braga seguiam um pouco mais atrás, e também em discussão direta pela posição, algo que acontecia um pouco por todo o pelotão.

Antes da segunda entrada do Safety Car, desta vez um pouco mais prolongada, João Arantes (Toyota Starlet 1.3S) ultrapassou João Braga e alcançou a quarta posição da geral, segunda da categoria Legends 1300. Na mesma altura, Alegria alcançou a traseira do Citroën de Mendes e conseguiu recuperar a liderança da classificação geral, havendo troca de argumentos por mais algumas curvas. Aproveitando as dobragens a pilotos mais atrasados do pelotão dos 1300, Luís Alegria ‘cavou’ alguma vantagem para o seu adversário direto, tendo sido anulada pouco depois, devido a dois incidentes que levaram à entrada do carro de segurança.

Com apenas uma volta para terminar a corrida, após a saída do Safety Car, Alegria manteve a posição e vitória final à geral na corrida, enquanto Arantes subiu à terceira posição.
Enquanto as vitórias nas categorias Clássicos e Legends 1300 foram atribuídas aos dois primeiros classificados, Filipe Marques (Fiat Punto 85 S) venceu o Desafio ANPAC. Filipe Monteiro (Opel Corsa), entre os concorrentes da Stock Cup, e Luís Moura (Citroën C1) na City, venceram as suas categorias.

CPV Legends: Luís Barros capitaliza pole position

A sair desde a primeira posição da grelha de partida, Luís Barros (Ford Sierra RS 500) escapou ao restante do pelotão do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends para alcançar a vitória na corrida 1 em Vila Real, triunfando, também, entre os concorrentes da categoria L90.

Com João Novo (Ford Sierra RS 500) a partir um pouco mais atrás, Barros não sentiu muita dificuldade para colocar alguma vantagem entre a sua liderança do pelotão e os adversários. Novo conseguiu alcançar a terceira posição da geral, enquanto Paulo Lima (BMW E30 M3) era segundo classificado.

Com muitas lutas entre todo o pelotão, a perseguição de Luís Liberal (BMW E30 M3) ao BMW M3 E36 de Joaquim Liberal, ambos em luta direta pela liderança na categoria L99, atraiu as atenções do muito público que se fez sentir durante a manhã deste sábado. Liberal esteve algumas vezes prestes a ultrapassar o adversário e os dois pilotos protagonizaram uma bela discussão pelo lugar do pódio da geral, triunfo na sua classe, com vantagem para Liberal neste particular.

O Safety Car foi obrigado a entrar devido a dois incidentes em pista, tendo reagrupado todo o pelotão, a cerca de 10 minutos do final da prova. Já nos instantes finais, João Novo sentiu problemas no seu Ford Sierra RS 500, com Paulo Lima já pronto para ultrapassar o adversário e ascender ao segundo lugar da geral. Mesmo na última volta, Novo teve de desistir e colocar o seu carro numa zona segura junto à rotunda de Mateus, permitindo a Paulo Lima ascender à vice-liderança, enquanto Luís Liberal segurou o terceiro posto e venceu na L99.

A fechar o pódio da categoria L90 ficou Jean-Philippe Imperato (BMW E30 M3), enquanto a acompanhar Luís Liberato e Joaquim Soares entre os L99 ficou André Monteiro (Citroën Saxo). Pedro Bartolomeu (Renault Spider) triunfou entre os Legends Trophy, sendo secundado por Hugo Ferreira, também em Renault Spider.

Na Taça 1600, foi André Monteiro o melhor classificado, seguindo-se Fábio Mota (Citroën Saxo Cup) e Raul Silva (Citroën Saxo). Já na Taça 2000, foi Tiago Ribeiro (Honda Integra Type R) a subir ao lugar mais alto do pódio com Pedro Lisboa (Peugeot 306) e Pedro Bartolomeu ao seu lado.