O Benfica manifestou, junto da FPF, o desagrado pela data da Supertaça, frente ao Sporting, partida que está agendada para dia 31 deste mês e pediu que o encontro fosse adiado. O contacto foi efetuado nos últimos dias, mas para que se verificasse uma possível mudança, seria necessário o acordo dos leões, que não se mostraram disponíveis para tal. É que a data do referido encontro, que irá disputar-se no Estádio do Algarve, foi marcada dia 16 de junho, perante o acordo dos dois clubes e, agora, para se verificar uma alteração, seria novamente necessário que as partes se entendessem. A dificuldade de encontrar outra data, tendo em conta o calendário apertado, também levou a que essa possibilidade não fosse muito explorada. 

Efetivamente, o Benfica aceitou a data de disputa do troféu, numa altura em que já sabia que iria participar no Mundial de Clubes, prova que só termina dia 13. Mas, quando tomou a decisão, a única preocupação foi a data das eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões. As águias vão disputar a 1.ª mão da terceira pré-eliminatória dia 5 ou 6 de agosto e, por isso, no reino das águias, considerou-se que disputar a Supertaça dia 31 era aceitável. O Mundial de Clubes não foi tido em conta neste processo.

Por tudo isto, esta manifestação de desagrado pela data da disputa do primeiro troféu da época causou estranheza junto dos leões, pois ficou a ideia de que as águias só se terão dado conta do reduzido tempo de descanso, entre as competições, depois da participação na prova que foi disputada nos EUA. É que só depois da eliminação da competição é que os encarnados procuraram mudar a data da Supertaça.

Ontem, no sorteio do calendário da Liga, Sílvio Cervan, vice-presidente dos encarnados, manifestou o desagrado e vincou que o Benfica sai prejudicado pela calendarização da Supertaça. "O Benfica entra com a ambição de ser campeão, com respeito pelos nossos adversários. O Benfica é a equipa que tem como prémio ter menos férias para os seus jogadores e de preparar a Supertaça. Querem fazer quadros competitivos capazes, mas depois é assim que trabalham e tratam os que melhor fazem pelo futebol português. Competência não é falar, é saber agendar e saber programar. O Benfica lamenta que seja assim, que seja no dia 31, mas vai lá estar para tentar ganhar", apontou, à Sport TV, mesmo que, como já foi referido, a data tenha sido decidida com o consentimento das águias. 

Recorde-se que o Benfica terminou a participação no Mundial de Clubes na madrugada de dia 29 de junho, após derrota com o Chelsea nos oitavos-de-final. Lage deu sensivelmente 15 dias de férias ao plantel, que se volta a apresentar nos trabalhos a 14 deste mês. Será aí que começará a preparar a próxima época, enquanto o Sporting arrancou os trabalhos logo no dia 1.