Emmanuel Macron disse esta segunda-feira que tudo indica que o tratado poderá entrar em vigor já no início de 2026, uma vez que mais ratificações estão a ser ultimadas.
A associação ambientalista Zero considera uma falha Portugal não ter apresentado a sua Estratégia e Plano de Ação Nacional para a Biodiversidade e esperava “ouvir novidades” sobre este processo da parte do primeiro-ministro, o que não aconteceu.
A terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano entra hoje no segundo dia com mais países a aprovarem moratórias à mineração em mar profundo, subindo para 36, medida pedida por cientistas que reclamam a necessidade de mais estudos.
Cientistas descobriram que ao se alimentarem da gordura da pele das progenitoras, as crias de cecílias não apenas adquirem os nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento, como também adquirem microrganismos que criam o seu próprio sistema imunitário.
Uma investigação da Universidade Edith Cowan e do Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atracções (DBCA) chamou a atenção para o frenesim alimentar que as tartarugas recém-nascidas enfrentam
O primeiro-ministro defendeu hoje que seria desejável que os Estados Unidos da América estivessem a participar na Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, porque o oceano é propriedade de todos.
O Presidente francês frisou hoje que a Gronelândia, para onde deve viajar no final da semana e cobiçada pelos Estados Unidos, de Donald Trump, “não está à venda”.
A interligação elétrica entre Espanha e França foi uma tarefa pendente durante décadas e constitui um elemento-chave para evitar novos cortes de energia, diz a presidente do BEI.
Ondas de calor, secas e incêndios florestais são alguns dos eventos climáticos extremos que devem não apenas se tornar mais frequentes, mas também ocorrer cada vez mais simultaneamente.
Montenegro acredita que na terceira conferência dos Oceanos, que está a decorrer em Nice, será "dada continuidade à dinâmica" criada na conferência de Lisboa.
No próximo dia 10 de junho, durante a 3.ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, Portugal vai apresentar os resultados preliminares das contas dos ecossistemas marinhos para todo o seu Espaço Marítimo Nacional.
Iniciativa pedagógica pretende sensibilizar os mais novos para a importância da sustentabilidade ambiental e para o papel da agricultura na proteção do planeta
Este ano, pela primeira vez, os vencedores foram escolhidos pelo público, através de votação online, envolvendo milhares de participantes de todo o país.
O bocejo é contagioso em muitos mamíferos. Quando vemos alguém a abrir a boca, damos por nós a bocejar também. Investigadores internacionais descobriram que os chimpanzés também podem “apanhar” bocejos de um robô semelhante ao ser humano.
Maria do Céu Madureira, investigadora do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra, colaborou no “Livro Vermelho das Espécies Endémicas de São Tomé e Príncipe”.
O Brasil lançou hoje, na Conferência das Nações Unidas para os Oceanos (UNOC), na cidade francesa de Nice, uma iniciativa instando países de todo o mundo a colocarem os oceanos no centro dos seus planos climáticos.
Após a ilha de Madagáscar se ter afastado da Índia há 88 milhões de anos, isolando-a de todas as outras massas de terra, a sua flora e fauna evoluíram em reclusão. Qual o papel dos lagartos?
Entre 2003 e 2022, mais de 75 milhões de quilómetros quadrados de área marinha, cerca de 20% da superfície oceânica global, tornaram-se mais escuros, avança novo estudo.
Segundo um novo estudo publicado na prestigiada revista científica Nature, esta procura crescente por humidade tornou as secas 40% mais severas a nível global nos últimos 40 anos