Numa altura em que se o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC2030) está a ser revisto, o relatório Draghi devia servir como oportunidade para acelerar a transição energética.
Os incêndios no território brasileiro cresceram 149% em agosto, mês em que 5,65 milhões de hectares arderam no país, segundo dados do Monitor do Fogo, recolhidos pela organização não-governamental MapBiomas e divulgados ontem.
O foco atual da banca é "apostar na capacitação das empresas" para que estas desenvolvam estratégias de sustentabilidade, afirma Cristina Melo Antunes.
A Câmara de Coimbra recolheu, entre segunda-feira e ontem, mais de 12 toneladas de resíduos abandonados em 20 locais do concelho onde habitualmente existem despejos ilegais, anunciou aquele município.
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu ontem a criação de órgãos internacionais para garantir a implementação de acordos globais sobre o clima, num evento virtual realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O Governo moçambicano criou uma área de proteção ambiental num território de 15.883 quilómetros quadrados (km2) entre Palma e o arquipélago das Quirimbas, em Cabo Delgado, norte do país, segundo decreto a que a Lusa teve hoje acesso.
A Águas do Alto Alentejo (AAA), no distrito de Portalegre, vai investir seis milhões de euros num projeto de eficiência hídrica que visa reduzir perdas de água potável ao longo das redes de abastecimento, foi ontem divulgado.
Ministério das Finanças decidiu alargar o prazo de reporte dos transportes coletivos para beneficiarem do reembolso parcial de ISP e manter inalterada taxa do gasóleo agrícola.
O Brasil abriu hoje a reunião dos ministros da Agricultura do G20 com um apelo de união de forças entre as maiores economias do mundo para conciliar a produção de alimentos com a sustentabilidade.
As autoridades sul-africanas alertaram ontem para a redução de água nas barragens que afeta pelo menos três províncias do país devido à seca prolongada e ao agravamento das alterações climáticas.
A Bondalti confessa que Espanha parece ter condições mais atrativas para receber a refinaria de lítio que o grupo quer abrir até 2027. Já a Savannah afirma que a AMG tem Portugal no radar.
Um homem de 57 anos foi detido pela suspeita de ter ateado um incêndio florestal em Mondim de Basto, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real.
As autoridades moçambicanas estão a investigar o envenenamento de uma lagoa por caçadores furtivos e que causou a morte de centenas de peixes na coutada de Marangira, zona tampão da Reserva Especial do Niassa
O administrador da EDP, Pedro Vasconcelos, aponta as energias renováveis como uma "vantagem competitiva única" para Portugal. Diz ainda que se revê na agenda energética de Kamala Harris.
Investigadores australianos e internacionais afirmam ter encontrado variedades de corais construtores de recifes em mais de 1060 km da Grande Barreira de Coral (GBR).
A empresa irlandesa Gazelle Wind Power, que se dedica a tecnologia de energia eólica ‘offshore’ flutuante, abriu ontem em Viana do Castelo a sua sede nacional e pretende criar, nos próximos anos, cerca de 30 postos de trabalho.
O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha rebateu ontem as palavras de Donald Trump, que afirmou erroneamente, num debate com sua adversária Kamala Harris, que a Alemanha abandonou o objetivo de produzir energia limpa.
Uma nova investigação da La Trobe identificou formas de criar um crescimento mais consistente das sementes ao longo de uma estação, assegurando maiores colheitas para os produtores agrícolas.
Associações Gestoras da Água querem levar a Bruxelas uma estratégia comum que influencie as políticas europeias em torno das questões da quantidade e da gestão da água.
A participação no concurso de armazenamento, que fechou esta semana, deu um "sinal claro" de que faz sentido aumentar a ambição nesta vertente, indicou a secretária de Estado da Energia.