Canva

Um estudo revela que os portugueses estão entre os mais informados sobre as consequências das alterações climáticas. No entanto, mostram desconhecimento em relação às soluções. Estas são conclusões de um inquérito do Banco Europeu de Investimentos, que contou com mais de 30 mil inquiridos.

O Banco Europeu de Investimentos conduziu este inquérito com o objetivo de avaliar o conhecimento das pessoas sobre as alterações climáticas. Os resultados indicam que os europeus com mais de 30 anos compreendem melhor estas alterações do que as gerações mais jovens.

Os autores sublinham que apesar dos portugueses compreenderem as causas e as consequências, conhecem menos as soluções. A mesma tendência aplica-se ao resto da Europa.

De acordo com o estudo, 80% dos portugueses identificaram os Estados Unidos, a China e a Índia como os maiores emissores de gases com efeito de estufa. Além disso, 79% dos inquiridos não têm dúvidas de que as principais causas das alterações climáticas são atividades humanas, como a desflorestação, a indústria e os transportes.

Para ajudar a combater as alterações climáticas, o Banco Europeu de Investimentos financiou em Portugal projetos no valor de 746 milhões de euros, destinados a combater as alterações climáticas e a apoiar a sustentabilidade ambiental.