O sol nasce às 07:41 e o ocaso regista-se às 17:15.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 02:58 e 15:18, a baixa-mar, às 08:50 e 21:04.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Sagitário, destacando-se a romancista Willa Cather (1876), Mário Soares (1924), o filólogo norte-americano Noam Chomsky (1928), o músico, compositor e ator norte-americano Tom Waits (1949).Nesta data, em 1842, era dado o concerto inaugural da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque. Em 1877, Thomas Edison apresentava o gramofone. Em 1917, na Grande Guerra 1914-18, os EUA declaravam guerra à Áustria.

Em 1941, a força aérea japonesa atacava a base aérea norte-americana de Pearl Harbour, no Pacífico, causando a morte a 2.400 pessoas e precipitando a entrada dos EUA na II Guerra Mundial.

Em 1965, no decurso do Concílio Vaticano II, era aprovada a declaração sobre liberdade religiosa que veio pôr fim ao litígio entre as igrejas católica e ortodoxa.

Em 1975, Portugal cortava relações diplomáticas com a Indonésia, após a invasão de Timor. Em 1980, António Ramalho Eanes era reeleito presidente da República portuguesa. Em 1985, morria o poeta e romancista britânico Robert Graves. Em 1986, a reforma do ensino francês provocava confrontos entre estudantes e forças policiais, em Paris, as mais violentas desde maio de 1968.Em 1988, morriam cerca de 25 mil pessoas no sismo que abalou a República soviética da Arménia. No mesmo dia, morria músico norte-americano Roy Orbinson, 52 anos. Em 1990, morria o escritor cubano Reinaldo Arenas, 47 anos, opositor ao regime de Fidel Castro.

Em 1993, cerca de dez mil estudantes, vindos de diversos pontos do país, manifestavam-se em Lisboa contra a política de educação do Governo. Em 2000, chuvas torrenciais causavam a morte de quatro pessoas, em Arcos de Valdevez, e a perda de habitação de 25 famílias no Porto.Em 2001, eram revelados os documentos que provam a conivência dos EUA na invasão de Timor-Leste pela Indonésia, em 1975. Em 2002, era inaugurado o Metro do Porto. Em Roma, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar ganhava o prémio para o melhor filme do ano da Academia Europeia de Cinema, com a película "Habla con ella".

Em 2003, Rússia Unida, o partido de Vladimir Putin, vencia as eleições legislativas no país. No mesmo dia, morria o pianista cubano Ruben Gonzalez, 84 anos, membro do Buena Vista Social Club.

Em 2004, era aprovado o novo Código da Estrada e Mário Soares recusava a possibilidade de se candidatar à Presidência da República, na festa de homenagem do 80.º aniversário. No Afeganistão, tomava posse Hamid Karzai.

Em 2005, a idade de aposentação dos funcionários da Polícia Judiciária subia para os 60 anos. No Egito, o Partido Nacional Democrata, do presidente Hosni Mubarak, vencia as eleições legislativas.

Em 2006, era aprovada a Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto. A Turquia propunha a abertura de um porto e um aeroporto a navios e aviões de Chipre para desbloquear as negociações de adesão à União Europeia, enquanto o projeto português "Empresa na Hora" era distinguido com o prémio europeu de iniciativa empresarial na categoria de "redução da burocracia". A Microsoft lançava o motor de busca de livros em inglês books.live.com. Morriam Jeane Kirkpatrick, 80 anos, diplomata norte-americana, primeira mulher embaixadora dos EUA nas Nações Unidas; e Kevin Berry, 61 anos, nadador australiano, medalha de ouro nos 200 metros mariposa nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964.

Em 2007, os ministros da Justiça da União Europeia, reunidos em Bruxelas, aprovavam por unanimidade a instituição do Dia Europeu Contra a Pena de Morte, enquanto o Governo aprovava a versão final do Programa Nacional de Barragens, mantendo a opção de construir as 10 barragens inicialmente anunciadas e prevendo o início dos trabalhos em Foz Tua dentro de um ano.

Em 2008, morria o escritor António Alçada Baptista, aos 81 anos. Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, ensaísta e ficcionista, António Alçada Baptista admitiu ter na sua escrita uma sensibilidade feminina e ser dos poucos escritores que não tinha vergonha dos afetos.

Em 2011, a portuguesa Inês Correia sagrava-se campeã mundial de kitesurf, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, onde decorreu a última etapa do Circuito Mundial do KSP. Morria, com 89 anos, Melo Egídio, general que foi governador de Macau entre 1974 e 1979 e CEMGFA entre 1981 e 1984. Morria Jerry Robinson, desenhador cocriador dos personagens de Batman - Robin e Joker. Tinha 89 anos.

Em 2013, a Organização Mundial do Comércio anunciava ter sido aprovado, na reunião ministerial que decorreu na ilha indonésia de Bali, um acordo de facilitação do comércio mundial, o primeiro da sua história. Edouard Molinaro, realizador francês que dirigiu, entre outros, "La Cage aux Folles" (A Gaiola das Malucas, 1978), morria aos 85 anos, em Paris.

Em 2017, o Parlamento australiano aprovava o projeto lei sobre a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, a última iniciativa legislativa para que as uniões se possam celebrar no país. A UNESCO classificava como Património Cultural Imaterial da Humanidade a produção dos "Bonecos de Estremoz", em barro, uma arte popular com mais de três séculos. Morria, aos 76 anos, Mário Gil, cantor luso-brasileiro celebrizado pela interpretação da canção "Pelos caminhos de Portugal". Morria, aos 69 anos, em Havana, Desiderio Navarro, intelectual cubano editor e diretor, durante mais de 30 anos da revista Critérios, e do centro cultural homónimo.

Lusa/Fim.