Mais de 60 filmes em II Festival Fim do Caminho no norte de Moçambique

Mais de 60 filmes serão exibidos na II edição do Festival Fim do Caminho, que se realiza entre os próximos dias 28 e 31 na província de Nampula, norte de Moçambique, anunciou a organização.

Segundo um comunicado dos organizadores do evento, a II Edição do Festival Fim do Caminho vai decorrer na Ilha de Moçambique, a primeira capital do território que hoje se chama Moçambique, no distrito de Mossuril e na cidade de Nampula, província de Nampula.

"Sob o slogan ?rodando o filme, o festival pretende desenvolver a cultura fílmica e criar oportunidades nos media para a juventude local, incentivando ao mesmo tempo o turismo interno", refere o comunicado.

A Interfilm, um dos maiores festivais de curtas-metragens da Europa, vai contribuir para a secção principal do programa deste ano, com o objetivo de "entreter" e "inspirar" e espera-se uma audiência de 2.500 pessoas, acrescenta a nota de imprensa.

"Recentes produções de todo o mundo, incluindo um foco especial em curtas-metragens africanas, serão apresentadas nas programações para crianças, jovens e adultos", afirma Sarah Dombrink, do Interfilm, citada no comunicado.

Além das mostras de filmes, o festival terá também um fórum sobre literatura, proporcionando debates entre escritores jovens e o público, acrescenta a nota.

Os debates incluem uma interação entre jovens escritores e o cineasta moçambicano João Ribeiro, autor, entre outros do filme "O Último voo do flamingo", como uma oportunidade para a exploração de sinergias entre literatura e cinema, informa-se ainda na nota de imprensa.

A Ilha de Moçambique é um local histórico para o país por ser considerada a primeira capital do território e, segundo manuais de História, o maior poeta português Luís de Camões passou um período da sua vida no local, tendo ai escrito parte da sua obra de referência, "Os Lusíadas".

A importância histórica da Ilha de Moçambique levou a UNESCO a declarar o lugar Património da Humanidade.

PMA // APN

Lusa/Fim

De segunda a sábado,

consulte os especialistas em Motores, Atualidade, Entretenimento, Lifestyle, Tecnologia e Desporto.

Subscreva para receber no seu email, a dose diária recomendada de informação, sem contraindicações.