Há uns meses, colocar gelo na cara apareceu como uma tendência para aliviar o inchaço, por exemplo. Contudo, será que é uma boa forma de melhorar o aspeto da pele? Conheça os riscos que pode estar a correr e a melhor forma de fazê-lo.

"Seja a passar uma bola de gelo nas bochechas ou usar cubos de gelo, o ritual frio é considerado uma solução rápida para inflamação. Se deixou-se levar pela onda, deve ter-se perguntado: por quanto tempo precisa de passar gelo no rosto para ter benefícios sem causar danos à pele?", começou por dizer o dermatologista Sanjeev Gulati ao ‘website’ Only My Health.

Diminuir o inchaço e as olheiras, aliviar a inflamação, melhorar o fluxo sanguíneo e dar um brilho natural são algumas das vantagens que esta técnica pode trazer. Mas afinal, por quanto tempo é que é seguro colocar gelo no rosto?

O especialista revela que entre um a dois minutos é suficiente para começar a ter alguns benefícios. "O excesso de gelo pode irritar ou danificar a pele, principalmente em pessoas que têm a pele sensível."

Aconselha a fazer movimentos circulares para evitar queimaduras num mesmo local da pele. Quanto à frequência, o médico diz que poder usado diariamente ou até semanalmente.

Ainda assim, existem alguns truques que pode colocar em prática para evitar queimaduras na pele. Explica que deve sempre enrolar o gelo com um pano macio. Use sempre panos limpos para evitar contaminação de algum tipo de bactérias.

"Deve parar de imediato se sentir algum desconforto, ardor ou dormência", continuou. Apesar de alguns benefícios, existem pessoas que devem evitar este tipo de tratamento. É o caso de pessoas com pele sensível, quem tem eczema ou psoríase.

Será assim tão benéfico?

De acordo com o dermatologista Hamdan Abdullah Hamed, citado pela Lit Mag, esta prática não é saudável e pode até causar queimaduras na pele.

"Queimaduras de gelo ocorrem quando a pele entra em contacto com gelo por um grande período de tempo". Os sintomas incluem dormência e bolhas. "Outro problema, é que as bactérias que estão presentes nos congeladores e frigoríficos voltam a ficar ativas à medida que os utensílios descongelam."

Se escolher esta opção, refere o especialista, deverá colocar o rolo, ou pedra, num saco com zip, para garantir que não fica contaminado.

A experiência de Mel Jordão

Nas stories da sua conta de Instagram em abril, a mulher do cantor Diogo Piçarra mostrou a tendência de skincare viral e... o sofrimento que lhe causou.

"Ai mas isto custa imenso. Quem é que faz isto todos os dias de manhã? Supostamente é para desinchar a cara e as olheiras. Isto dói muito [...] Não dá", ouve-se dizer no vídeo partilhado, em que se vê Mel Jordão a aplicar o roll-on de gelo feito em casa. No caso foi um rolo de gelo, mas é algo que também se pode verificar-se com cubos de gelo diretamete na pele.