Todos nós conhecemos a dor psicológica de um coração partido - inúmeros livros, músicas e filmes foram escritos e produzidos sobre o assunto - mas também há evidências científicas de que um coração partido pode mesmo ser fatal.

O termo técnico é cardiomiopatia de takotsubo (TC), um enfraquecimento do coração causado por stress físico ou emocional.

Um novo estudo elaborado por investigadores da Universidade do Arizona analisou dados de 199.890 pacientes nos EUA entre 2016 e 2020.

Leia Também: O perigo da tendência do TikTok que leva homens a aparar as pestanas

Embora a condição fosse mais comum entre mulheres, a probabilidade de morte era mais do que o dobro nos homens (11,2%) em comparação com 5,5% das mulheres. A taxa geral de mortalidade foi de 6,5%.

"Ficámos surpresos ao descobrir que a taxa de mortalidade por cardiomiopatia de takotsubo foi relativamente alta, sem alterações significativas ao longo do estudo de cinco anos, e a taxa de complicações hospitalares também foi elevada", afirmou o cardiologista M. Reza Movahed, da Universidade do Arizona.

Leia Também: Estudo. Combinação de doenças crónicas pode duplicar risco de depressão

Os investigadores apresentaram uma hipótese para a diferença entre homens e mulheres. Acredita-se que a TC seja causada por um pico de hormonas do stress, desencadeado por stress físico ou emocional - portanto, o stress físico pode ser uma cirurgia ou uma infecção, enquanto o stress emocional pode ser um divórcio ou a morte de um ente querido.

O stress físico é mais comum nos homens, o que pode explicar o maior número de mortes causadas pela condição. Os investigadores também acreditam que as diferenças no equilíbrio hormonal entre os sexos podem ter um papel relevante.

As complicações resultantes da TC incluíram insuficiência cardíaca congestiva (35,9% dos pacientes), fibrilação arterial (20,7%), choque cardiogénico (6,6%), acidente vascular cerebral (5,3%) e paragem cardíaca (3,4%).

Leia Também: Insuficiência cardíaca. Fique muito atento a estes sintomas