
Os hidratos de carbono são muitas vezes mal vistos, mas são uma parte essencial de uma dieta equilibrada e a principal fonte de energia do nosso corpo. E, embora os hidratos de carbono não sejam um inimigo, alguns alimentos têm a reputação de serem ricos em hidratos de carbono, mesmo quando não o são.
Quer esteja a prestar mais atenção à sua ingestão de hidratos de carbono por razões de saúde ou esteja simplesmente curioso sobre o que está na sua comida, pode ser útil saber que alguns alimentos têm menos hidratos de carbono do que se pode pensar.
No entanto, nem todos os alimentos com hidratos de carbono têm o mesmo impacto na sua saúde geral. Por exemplo, embora as batatas e as massas sejam ricas em hidratos de carbono, também contêm outros nutrientes que beneficiam a sua saúde, distinguindo-as de alimentos ricos em hidratos de carbono menos nutritivos, como gelados e bolachas.
De frutas a vegetais, aqui estão sete alimentos que podem não ser tão ricos em hidratos de carbono como pensava, de acordo com o site Eating Well:
1- Cenouras
Devido à sua doçura natural, as cenouras "são injustamente rotuladas como demasiado açucaradas, mas uma chávena [crua] tem apenas cerca de 12 gramas de hidratos de carbono", refere a nutricionista Alyssa Simpson, citada pela referida publicação. Isso é apenas 4% do Valor Diário para hidratos de carbono, que é de 275 g por dia. Não só isso, observa Simpson, como também estão repletas de beta-caroteno, um poderoso antioxidante que ajuda a combater a inflamação e pode reduzir o risco de doenças crónicas como a diabetes tipo 2.
2- Pipocas
As pipocas podem surpreendê-lo, uma vez que muitas opções de snacks populares tendem a ser bastante ricas em hidratos de carbono. Ao contrário de muitos outros snacks, as pipocas têm um baixo teor de hidratos de carbono e um elevado teor de fibra. Uma porção de três chávenas tem apenas 15 g de hidratos de carbono e até 4 g de fibra.
3- Ervilhas verdes
Embora as ervilhas sejam por vezes agrupadas com alimentos mais ricos em hidratos de carbono, merecem um olhar mais atento. "Muitas pessoas evitam as ervilhas porque pensam que são super amiláceas, mas meia chávena tem apenas cerca de 12 gramas de hidratos de carbono", diz Simpson.
4- Melancia
A fruta contém açúcares naturais, mas isso não significa que esteja fora dos limites ou necessariamente cheia de hidratos de carbono. Por exemplo, uma chávena de melancia cortada em cubos fornece apenas 11 g de hidratos de carbono e muita vitamina C e licopeno - dois potentes antioxidantes que podem ajudar a protegê-lo contra doenças crónicas, incluindo doenças cardíacas.
5- Queijo Cottage
Tal como outros alimentos, os produtos lácteos são uma fonte natural de hidratos de carbono. Contêm lactose, um açúcar natural, mas isso não significa que sejam todos ricos em hidratos de carbono. O queijo cottage destaca-se, com apenas 6 g de hidratos de carbono e quase 12 g de proteína por meia chávena.
6- Milho bebé
Quando se trata de alimentos ricos em hidratos de carbono, a maioria das pessoas inclui o milho na sua lista. "Enquanto o milho maduro [como a espiga de milho] contém uma quantidade modesta de hidratos de carbono, o milho bebé tem muito menos", indica a especialista Avery Zenker. Uma espiga de milho fornece 10 g de hidratos de carbono, ao passo que meia chávena de milho para bebé tem apenas 4 g de hidratos de carbono.
7- Edamame
Ao contrário da maioria dos feijões, como o preto, o edamame (soja jovem) tem um teor significativamente mais baixo de hidratos de carbono. Meia chávena contém apenas 7 g, mais 9 g de proteína e 4 g de fibra. A sua combinação de fibra e proteína ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e a promover a saciedade.