A informação consta de uma nota da candidatura de Janira Hopffer Almada, em que é referido que o mandatário, o deputado e vice-presidente do PAICV, João Baptista Pereira, entrega na sexta-feira, à comissão nacional de jurisdição e fiscalização, na sede do partido, na cidade da Praia, o respetivo dossiê da candidata.

"Em consonância com os estatutos do partido, que estabelecem, como prazo para a formalização das candidaturas, 15 dias antes da data do escrutínio", lê-se.

Depois das eleições diretas para a presidência, terá lugar o XVI congresso ordinário do PAICV, de 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2020, para eleger os novos órgãos do partido.

"Espera-se que o desafio do dia 22 de dezembro se traduza num grande momento de salutar exercício da democracia interna no seio do partido", lê-se na mesma nota da candidatura de Janira Hopffer Almada.

Com 41 anos, Janira Hopffer Almada, advogada de profissão e deputada à Assembleia Nacional, é presidente do PAICV desde 2014.

Também o deputado José Sanches anunciou anteriormente a intenção de concorrer à liderança do PAICV, partido que esteve no poder em Cabo Verde, pela última vez, no período de 2001 a 2016.

Cabo Verde realiza eleições autárquicas no segundo semestre de 2020.

No ano seguinte realizam-se eleições legislativas e depois, no segundo semestre, presidenciais.

PVJ // LFS

Lusa/Fim