
Quase 30 anos depois da sua morte, a princesa Diana continua a ser uma inspiração no que diz respeito ao estilo. Que o digam as sobrinhas gémeas da ‘princesa do povo’, Amelia e Eliza Spencer. Recentemente, as duas irmãs marcaram presença nos British Fashion Awards, em Londres, e os looks escolhidos para a ocasião fizeram lembrar a antiga princesa de Gales.
Para a premiação, ambas optaram por longos vestidos pretos, com os ombros descobertos. Duas peças que remetiam para o famoso ‘vestido da vingança’, usado por Diana no dia em que o então príncipe Carlos confessou que tinha sido infiel durante o casamento de ambos. A 29 de junho de 1994 e perante todas as notícias que fizeram ‘abalar’ a família real britânica, a mãe de William e Harry roubou todas as atenções ao surgir mais arrojada do que nunca numa festa de angariação de fundos promovida pela revista Vanity Fair, em Londres.
A peça é uma criação de Christina Stambolian, mas esteve no armário da princesa Diana durante três anos, antes da célebre aparição. Segundo declarações da estilista no livro Diana: A Life in Dresses - citada pela revista People - tal aconteceu porque o vestido era considerado "demasiado ousado".
Recorde-se que a princesa Diana e Carlos protagonizaram uma das mais mediáticas e polémicas separações da realeza. Com vários escândalos à mistura, o então casal separou-se em 1992 e o divórcio foi oficializado em 1996. Em 1997, lady Di morreu na sequência de um acidente de viação em Paris, França.