Nasceu em Lisboa, a 22 de agosto de 1975, e acabou por se tornar num dos mais reconhecidos rostos da representação portuguesa no final da década de 90 e início dos anos 2000.

Através do pequeno ecrã, com participações em novelas e séries como a Floribella, Gonçalo Portela marcou várias gerações. Mas parece que, aos 49 anos, o ator decidiu envergar por uma outra área: a da política.

É verdade, de acordo com a TV 7 Dias, Gonçalo Portela é candidato à presidência da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz - local onde nasceu, cresceu e ainda hoje vive - pela Nova Geração, nome dado à coligação entre o Partido Social Democrata e a Iniciativa Liberal.

"Resolvi aceitar o convite para ser candidato porque deixei de estar à espera que alguém possa fazer melhor na resolução dos problemas das pessoas. (...) Cuidar das pessoas e melhorar a qualidade de vida de todos nós é um fator de união e de progresso. Esta terra deu-me muito para o meu crescimento como indivíduo", explicou.

Gonçalo Portela assumiu estar focado nesta sua nova 'veia', mas não fecha as portas à representação, que considera que lhe deu "sensibilidade, empatia, massa crítica". "Quem é ator, é ator para a vida toda", referiu, segundo o citado pelo meio acima mencionado.

E não é o único

A mesma publicação deu também conta de que há um outro ator bem conhecido da 'praça' que também decidiu envergar no mesmo mundo - e pelas mesmas cores partidárias - que Gonçalo Portela. João de Carvalho, filho de Ruy de Carvalho, assumiu a candidatura à presidência da União das Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho.

Assim, o ator regressará ao concelho de Vila Franca de Xira, onde já desempenhou funções públicas em 2020, como a de Vereador da Cultura.