
O Almirante Henrique Gouveia e Melo anunciou esta quarta-feira, 14 de maio, que será candidato à Presidência da República.
"A minha decisão é avançar com a candidatura à Presidência da República. Ela será anunciada formalmente no dia 29 de maio", garantiu o Almirante, em entrevista à Rádio Renascença , citado pela SIC Notícias.
Gouveia e Melo assegura que, caso seja eleito, pode contribuir com uma "visão estratégica" e de “forma muito decisiva para a estruturação da política a médio e longo prazo”.
Questionado sobre o motivo que o levou a decidir candidatar-se depois de, no final de 2023, ter descartado essa hipótese, Gouveia e Melo afirma que “o mundo mudou bastante desde essa data” e dá os exemplos da guerra na Ucrânia e da eleição de Donald Trump como Presidente dos EUA.
“Nós estamos perante uma nova tentativa de edificação de uma ordem mundial que pode ser perigosa, ou nos pode afetar de forma significativa. E também, de alguma forma, alguma instabilidade interna que se tem prolongado. Tudo isso fez-me mudar de opinião”, explica.
O Almirante afirma ser “muito diferente” de Marcelo Rebelo de Sousa, e deixa uma garantia: "Caso os portugueses considerem que eu tenho condições para ser Presidente da República, a minha forma de atuar será muito diferente do atual Presidente".