Na noite desta terça-feira, 13 de maio, André Ventura sentiu-se mal enquanto discursava num comício em Tavira. O presidente do Chega teve de ser assistido e acabou mesmo por passar a noite no Hospital de Faro.

Fonte da unidade hospitalar adiantou à SIC que André Ventura terá sofrido "refluxo gastroesofágico com pico hipertensivo associado". Por seu turno, outra fonte adiantou ao canal que André Ventura apresentava sintomas de "alteração da tensão arterial" quando chegou ao Hospital. De acordo com o presidente do Conselho de Administração da unidade hospitalar, o diagnóstico está fechado e o líder do Chega "está bem".

André Ventura mostra-se em cama de hospital e afirma: "Estou a ser muito bem tratado"


Segundo a SIC Notícias, André Ventura teve alta esta manhã, "apenas com recomendação de repouso e vigilância".

Aos jornalistas, o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro indicou que os médicos não detetaram nenhuma "situação que motive atenção" e que obrigasse à sua permanência no hospital.

Tiago Botelho disse ainda que foi aplicado o "protocolo VIP" e Ventura passou a noite num quarto individual da unidade de cuidados intensivos para ter privacidade.


O que é refluxo gastroesofágico com pico hipertensivo associado?

Em declarações à SIC Notícias, o médico Francisco Goiana da Silva explicou o que é o refluxo gastroesofágico, que terá estado na origem da indisposição de André Ventura.

"Entre o nosso estômago, o nosso aparelho gástrico e o nosso esófago existe um esfíncter, como se fosse uma válvula que separa o estômago do esófago. Ora, quando temos problemas de estômago, quando nós temos refeições demasiado abundantes ou quando temos problemas repetidos de doença gástrica, esse esfíncter vai ficando cada vez mais laxo", começou por referir.

"O conteúdo gástrico que, normalmente, é mais ácido acaba por refluir no sentido oposto do que deveria. Acaba por refluir para o esófago e quando estes produtos mais ácidos entram em contacto com o esófago é extremamente irritante, pode provocar dor e o espasmo do esófago. Este espasmo, só por si é bastante doloroso, é a chamada azia, que pode ter diferentes graus de desconforto. Por si só, esta dor e este desconforto podem estar associados a este pico hipertensivo. Podem fazer subir a tensão só por si", completou.

Veja o depoimento de Francisco Goiana da Silva: