O Coliseu do Porto será palco, a 30 de outubro, de uma noite de celebração dos 30 anos da manifestação que em 1995 juntou milhares de pessoas na Rua de Passos Manuel contra a venda do espaço cultural à Igreja Universal do Reino de Deus.

Essa manifestação resultou num espetáculo com o nome “Todos Pelo Coliseu”, de angariação de fundos para a compra do edifício, que se manteve como um dos mais emblemáticos espaços culturais da Cidade Invicta, através do trabalho da Associação Amigos do Coliseu do Porto.

Trinta anos depois, este concerto vai juntar alguns dos nomes que fizeram parte do espetáculo de 1995, casos de Pedro Abrunhosa, GNR, Ban e António Pinho Vargas. Sérgio Godinho irá apresentar-se em palco com o pianista Filipe Raposo. O regresso da dupla Amarguinhas está também marcado para esta data. O evento anuncia a “participação especial” do ator Óscar Branco, do jornalista Júlio Magalhães e de José Carlos Tinoco, arquiteto, ‘diseur’ e figura da noite do Porto, ligado aos bares Labirintho e Triplex.

Para além do concerto terá lugar uma conferência e o lançamento de um livro sobre a manifestação e subsequente compra do edifício, da autoria do jornalista Valdemar Cruz. Os bilhetes para a noite “Todos Pelo Coliseu” estão à venda nos locais habituais, a preços que vão dos 15 euros aos 25 euros.