
Durante cinco dias, o castelo de Castro Marim será o epicentro do evento, com demonstrações ao vivo de artesanato e produção de couro ou ferro, além de torneios medievais a cavalo, refere a autarquia do distrito de Faro em comunicado.
Um dos pontos altos do evento organizado pelo município é o desfile, que decorre no primeiro e último dia, ao final da tarde, e que inclui todos os animadores, figurantes e habitantes da vila que participam anualmente vestidos com trajes medievais.
Outro dos destaques dos Dias Medievais em Castro Marim são os banquetes, que decorrem num espaço exclusivo e à luz de tochas, com uma ementa que reúne iguarias da época, acompanhadas de 'performances' de grupos de animação, acrescenta a autarquia.
O evento reúne cerca de 30 grupos de animação nacionais e internacionais de países como Itália ou França e conta com a participação da cidade francesa Guérande, geminada com Castro Marim, e de Cortegana, em Espanha.
Estes grupos serão rotativos e distribuídos pelos vários palcos, desde o mercado ao castelo, apresentando teatros de rua e incluindo grupos de malabaristas, cuspidores de fogo, gaiteiros, equilibristas, espadachins, encantadores de serpentes, arruadas e demonstrações de falcoaria.
O castelo de Castro Marim acolhe também as exposições de instrumentos de tortura e punição e da Primeira Sede da Ordem de Cristo.
No Forte de S. Sebastião, irá decorrer uma recriação histórica do quotidiano civil e militar do século XVII, da época da Restauração, com apresentações e demonstrações por profissionais da Real Academia do Terço.