
🗞️ 7 notícias a não esquecer
1🗞️ O Prémio My Forbes destaca a vida e carreira de uma mulher com impacto no panorama português. A homenageada deste ano, distinguida na conferência Forbes Womem Summit, foi a banqueira Maria Cândida Rocha e Silva, que fundou e lidera o Banco Carregosa.
2🗞️ Três Marias deram o seu testemunho no Forbes Women Summit enquanto intérpretes de “o poder das Marias”: Maria Duarte Bello, professora universitária; Maria Francisca Gama, escritora; e Maria Purificação Tavares, médica geneticista. Três Marias que poderiam ter um apelido em comum: determinação.
3🗞️ A especialista brasileira em saúde mental feminina e fundadora do Instituto Conhecimentos Sistémicos, Ana Lisboa, falou, no Forbes Women Summit sobre o tema o Poder da Comunidade, revelando a importância das marcas construírem comunidade, pertença e inclusão.
4🗞️ “O Poder do feeling: acreditar em nós” foi o painel que levou quatro mulheres em cargos de topo a refletir sobre o papel da intuição na liderança e sobre o caminho, ainda em construção, para a igualdade de género no mundo do trabalho. Clara Raposo (Vice-Governadora do Banco de Portugal), Sílvia Barata (CEO da BP Portugal), Madalena Cascais Tomé (CEO da SIBS) e Anabela Silva (partner da EY) partilharam no Forbes Women Summit 2025 experiências, obstáculos e convicções – num painel marcado pela inspiração que as tem conduzido ao topo das suas organizações.
5🗞️Ana Maria Magalhães e Isabel Alçadasão duas escritoras que dispensam apresentações. Publicaram o primeiro livro da série “Uma Aventura” em 1982 e, desde então, foram lidas por várias gerações de crianças e jovens, fazendo delas nomes familiares para grande parte dos portugueses. No Forbes Women Summit contaram a história das suas histórias.
6🗞️ A terceira edição do Forbes Women Summit juntou algumas das mais notáveis vozes femininas empreendedoras portuguesas do momento. O evento, pensado para inspirar, desafiar e fortalecer a próxima geração de mulheres líderes, teve transmissão em direto. Se não acompanhou, pode rever aqui, podendo também ver aqui algumas fotos do encontro.
7🗞️Três mulheres com ADN empreendedor debateram o poder que carregam nos seus genes para fazer acontecer: Bendita Miranda, general manager da Foundever, Maria Teixeira Lopes, fundadora da Auranua, e Carolina Santos, fundadora da marca Alameda Turquesa, apresentaram no Forbes Womem Summit os seus projetos e a energia pessoal que colocam nas suas carreiras.
🧐 A frase da semana
A judoca portuguesa Telma Monteiro deixou na Women’s Summit, na passada segunda-feira, uma mensagem muito clara: “Quando temos um sonho, e não tem de ser um sonho entendido por toda a gente, com trabalho e dedicação nós conseguimos sempre. Eu demorei 12 anos a alcançar o meu sonho, mas uma coisa que eu posso garantir é que é o melhor sentimento de todos. Nós temos de ser os primeiros a acreditar nos nossos sonhos e os últimos a ficar de pé a lutar por eles”.
✔️ O positivo
Se Bill Gates nunca tivesse enveredado pelo caminho da filantropia, e vendido as ações da Microsoft, hoje seria bem mais rico do que Elon Musk e, provavelmente, o primeiro “trilionário” do mundo. Porém, fez saber que vai doar 99% da sua fortuna até 2045.
❌ O negativo
Barómetro sobre hábitos financeiros revela indicadores preocupantes: 45% dos portugueses admite não poupar de forma de regular e apenas 53% dos inquiridos afirma que paga sempre os seus créditos atempadamente.
📖 A LER
O projeto Farmácia de Livros, da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e da Unidade de Saúde Familiar (USF) PoLis, de Leiria quer usar a leitura como ferramenta terapêutica no acompanhamento de crianças em contexto clínico. O projeto inspira-se no conceito de biblioterapia.
📻 A OUVIR
O grupo Calema está a expandir os seus horizontes com parcerias em países da lusofonia, tendo agora, pela primeira vez, juntado a sua voz a um artista brasileiro. O duo pop português Calema fez uma colaboração com Dilsinho, lançando um single (“Leva Tudo”) e videoclip gravado no Rio de Janeiro.
🎥 A VER
O jogador português Rúben Dias, do Manchester City e da seleção, lançou um canal no Youtube e anunciou um acordo com a Lamborghini, tornando-se o primeiro português a realizar uma parceria com a marca.
🍲 A SABOREAR
Pode a tradicional portuguesa ginja ter o seu espaço no mundo dos cocktails modernos? Os defensores da bebida e, em especial da Ginja Mariquinhas, acreditam que sim e organizaram uma competição de mixologia conduzida por bartenders onde a ginjinha é rainha.
Bom fim de semana!!