O grupo francês Banque Populaire - Caisse d'Épargne (BPCE) ofereceu um valor superior ao que o espanhol Caixa Bank tinha proposto pelo Novo Banco, avançou quarta-feira a Bloomberg.

De acordo com a agência, o fundo Lone Star, que controla 75% do Novo Banco, deve chegar a uma decisão nos próximos dias, mantendo-se em cima da mesa a opção da colocação em bolsa.

Contrariamente aos restantes principais interessados na compra do Novo Banco, como o espanhol CaixaBank, dono do BPI, ou outros bancos, como a CGD e o Millennium BCP, o grupo francês não está presente na banca de retalho em Portugal.

O BPCE pretende reforçar operações em Portugal, particularmente o centro de serviços partilhados que o banco de investimento do grupo, o Natixis, tem no Porto. O banco pretende criar algumas centenas de postos de trabalho no Porto, para além dos 2500 que tem atualmente, segundo apurou o “Diário de Notícias”.