A Nordea Asset Management (AM), gestora de ativos pertencente ao Grupo Nordea, vai lançar os seus dois primeiros ETF ativos BetaPlus. O CEO da empresa, Nils Bolmstrand, sublinha que “o BetaPlus não é novo” e que entregam há 15 anos que “entregam aquilo que os investidores mais precisam: alpha consistente com riscos controlados”.

Os dois fundos lançados são Nordea ETF ICAV – BetaPlus Enhanced Global Developed Sustainable Equity Fund UCITS ETF e Nordea ETF ICAV – BetaPlus Enhanced Global Sustainable Equity Fund UCITS ETF. “Domiciliados na Irlanda e disponíveis no lançamento no Xetra, estes ETF representam uma expansão significativa do acesso às soluções BetaPlus da Nordea AM. Estão pendentes listagens nas bolsas de Londres (LSE) e Zurique (SIX), que se espera estejam disponíveis em breve”, adianta a empresa.

A empresa realça que tem as suas estratégias têm a confiança dos investidores institucionais e de gestão discricionária em toda a Europa. Antes apenas disponíveis através de fundos tradicionais UCITS e mandatos, as estratégias “são agora disponibilizadas de forma mais flexível com o lançamento dos ETF Ativos BetaPlus”, esclarece a Nordea AM.

Estes “mantêm o processo de investimento riforoso e a mesma equipa de investimento”, que agora tem uma “estrutura que os clientes têm vindo a solicitar, permitindo maior eficiência e negociabilidade”. Segundo a Nordea AM, este produto “vai além da simples exposição ao mercado, combinando a construção de carteiras quantitativas com um risco controlado e sustentabilidade integrada”.

“Estas estratégias ativas são construídas com base na profunda experiência da equipa de Multi Assets da Nordea AM em investimentos multifator, tornando-as rentáveis e replicáveis”, argumenta a gestora de ativos nórdica.