A Meta está a notificar os utilizadores do Instagram e do Facebook, dando-lhes a escolher entre o pagamento de quase oito euros por mês de assinatura ou conceder o acesso a dados pessoais para personalizar a publicidade. A empresa anunciou recentemente que todo os conteúdos públicos das suas plataformas, à exceção do Whatsapp, seriam usados para treinar o inteligência artificial (IA). Nesta notificação a Meta fala apenas em publicidade.

"Confirma se podemos efetuar o tratamento dos teus dados para te mostrar anúncios", lê-se na mensagem enviada aos utilizadores pela Meta, onde é dada a opção de usar as plataformas sem publicidade, com a contrapartida de um pagamento mensal.

Em 2023, a empresa controlada por Mark Zuckerbrg, apresentou o modelo “Pagar ou Consentir” para o Instagram e Facebook, permitindo usar os dados pessoais dos utilizadores para publicidade personalizada.

A primeira opção deste modelo é pagar 7,99 euros por mês para que se possa navegar nas redes sem anúncios. “Não vamos efetuar o tratamento dos teus dados para te mostrar anúncios”, diz a empresa na notificação enviada aos utilizadores.

A segunda opção opção com o uso gratuito das redes sociais, implica a aceitação de anúncios personalizados, de produtos e marcas, através do tratamento dos dados pessoais dos utilizadores. Na prática, o que tem acontecido até agora.

Entre os dados utilizados para personalizar a publicidade, estão as atividades das redes sociais, os contactos, bem como a informação dos equipamentos onde navega nas plataformas.

A aplicação deste modelo tem sido escrutinada pela Comissão Europeia, levando a avisos de Bruxelas em julho de 2024, alertando para o incumprimento da lei europeia dos serviços digitais (DAS) ameaçando uma nova multa. A Meta IA, assitente da Inteligência Artificial da empresa norte-americana, só chegou à Europa em março deste ano, devido a questões regulatórias.