
A Klarna, ‘fintech’ sueca na área de ‘buy now pay later’, alcançou 11 milhões de clientes no Reino Unido. A empresa aumentou as suas receitas neste país em 30%, em 2024, naquele que é o seu terceiro maior mercado.
Presente no Reino Unido há dez anos, a empresa revelou, em comunicado, que conseguiu duplicar o número de comerciantes que permite pagamentos com a Klarna, totalizando 60 mil. Destacam-se empresas como a Argos, eBay, Eurostar e John Lewis, enumera. “Trata-se de um momento importante para o gigante sueco das ‘fintech’, que consolida o seu lugar no panorama retalhista britânico”, destaca a empresa.
De acordo com a Klarna, desde o seu lançamento, já ajudou os consumidores britânicos a evitar mais de 500 milhões de libras (cerca de 587 milhões de euros) em juros, “ao oferecer uma alternativa mais simples e mais justa aos cartões de crédito”.
Mais ainda, os clientes do BNPL, indica a empresa, “têm saldos pendentes mais baixos, que liquidam mais rapidamente, do que os utilizadores de cartões de crédito: o saldo médio pendente do BNPL era de 150 libras (cerca de 176 euros), em comparação com 1295 libras (cerca de 1520 euros) no caso dos cartões de crédito”. Segundo um estudo citado pela Klarna, da Capital Economics, um em cada dois utilizadores de BNPL reduziu o seu uso de cartões de crédito após descobrir os pagamentos parcelados.
O diretor da Klarna para o Sul e Europa Ocidental, Reino Unido e Irlanda, Raji Behal, realça que a empresa foi de “concorrente” a “campeã” e que “só está a começar”. “Com mais retalhistas, ferramentas mais inteligentes e experiências ainda melhores, estamos a devolver o poder e o dinheiro às mãos dos compradores”, remata.
A nível mundial, a empresa conta com 93 milhões de clientes ativos e mais de 675 mil comerciantes. A empresa oferece, além de pagamentos flexíveis, ‘tracking’ de encomendas e dados sobre gastos, “tudo feito para dar aos compradores mais controlo”, sublinha a Klarna.