A Honda anunciou oficialmente que vai leiloar artigos da história da marca na Fórmula 1, acompanhados dos respetivos certificados de autenticidade emitido pela HRC (Honda Racing Corporation). O grande destaque desta iniciativa é o leilão de partes do motor RA100E V10, com 660 cv e 3,5 litros de capacidade, do McLaren MP4/5B, que foi utilizado na temporada 1990 de Fórmula 1 pelo austríaco Gerhard Berger e pelo brasileiro Ayrton Senna.

Foi uma época de ouro para a Honda: sagrou-se campeã do mundo por equipas e viu Senna conquistar em 1990 o seu bicampeonato mundial (e o segundo dos seus três títulos pela McLaren), isto num ano em que os motores era aspirados por imposição dos regulamentos.

O leilão de memorabilia da HRC (Honda Racing Corporation) está agendado para agosto de 2025, durante a Monterey Car Week, um dos eventos automóveis mais prestigiados do mundo, que tem lugar na Califórnia.

O motor RA100E foi cerimoniosamente desmontado por mecânicos especializados na fábrica da HRC em Sakura City, na província de Tochigi, no Japão. A desmontagem foi filmada, tendo sido efetuada pelos construtores originais destes motores. Os artigos incluem peças, como árvores de cames, tampas de cames, pistões e bielas, alojados em caixas prontas a serem expostas, cada uma acompanhada por um certificado de autenticidade original da HRC.

Este é o primeiro leilão da nova unidade de negócio que a Honda decidiu criar, de venda de memorabilia. O dinheiro obtido com este leilão – e outros que virão a ser realizados – tem o propósito de financiar a atividade museológica da Honda, a Honda Collection Hall, cuja finalidade é preservar veículos históricos da marca.

“Esta iniciativa surge do compromisso da Honda em preservar o seu legado nas corridas. No Japão, no Honda Collection Hall, em Motegi, e na Honda Racing Gallery, em Suzuka, a marca mantém uma vasta coleção de máquinas históricas que se encontram em condições de funcionamento. O novo negócio visa essencialmente garantir que a preservação das máquinas de corridas histórias não seja afetada. Desta forma, a Honda permite que os fãs de F1 possuam um elemento tangível da jornada bem-sucedida da marca na categoria máxima do automobilismo”, afirma o construtor.

Outros artigos que serão leiloados incluem merchandising autografado alusivo ao passado, peças de edições limitadas e outros artefactos raros da vasta história da marca na F1.