"A nossa prioridade continua a ser o alcance da autossuficiência alimentar e procuramos com que consigamos a nível do país obter mais divisas, implantando culturas como o milho, cacau e café", afirmou hoje o ministro da Agricultura e Florestas de Angola, Marcos Alexandre Nhunga.

Em declarações aos jornalistas, após a aprovação final no parlamento da proposta do Orçamento Geral do Estado para 2019, o governante salientou que, com autossuficiência alimentar, o país deve diminuir as importações e gastar menos divisas.

No Orçamento de 2019, aprovado apenas com votos favoráveis do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder, e votos contra e abstenções da oposição, o setor da Agricultura absorve 1,6% de todas as despesas, um aumento face aos 0,4% do Orçamento de 2018.

"E vamos lutar para que se possa consignar mais verbas para o setor da Agricultura, para podermos trabalhar muito mais", indicou Marcos Alexandre Nhunga.

Mas, observou, houve "recomendações muito concretas, em relação ao setor da Agricultura, de forma a diversificarmos melhor a nossa economia".

"Queremos aumentar a produção e a produtividade a nível da agricultura, pecuária e florestas" acrescentou.

DYAS // PVJ

Lusa/Fim