A reabilitação da Fortaleza de São Francisco do Penedo, localizada em Luanda, que vai albergar o futuro Museu da Luta de Libertação Nacional, será inaugurado este ano e simboliza o “amadurecimento” e a “reconciliação histórica” entre Angola e Portugal.

Segundo o embaixador português em Luanda, Francisco Alegre Duarte, a obra está a cargo da empresa Mota-Engil e contou com apoio financeiro de Portugal e, representa, um “gesto de maturidade na relação entre iguais”, no ano em que se assinalam os 50 anos da independência angolana.

“Espero que esteja pronta a tempo do 11 de Novembro, mas não sou eu o dono da obra”, explicou Francisco Alegre Duarte, referindo que a reabilitação está a cargo do Ministério das Obras Públicas de Angola e tem também a participação do Ministério da Cultura angolano.

O embaixador sublinhou a componente museológica, que tem contado com “um intercâmbio importante” entre os dois países, considerando que este projecto conjunto é um exemplo da forma como Angola e Portugal têm vindo a celebrar de forma mútua as datas históricas.

“No ano passado tivemos em Portugal, nas comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril, o Presidente João Lourenço. Este ano vamos ter aqui, ao mais alto nível, uma representação portuguesa também”, notou, sublinhando que esta colaboração vai além do plano económico e institucional.

A Fortaleza de São Francisco do Penedo, diz a Lusa, é uma das estruturas militares mais antigas da capital angolana. Foi erguida no século XVIII pelos portugueses, com o objectivo de proteger a cidade e a baía de Luanda, e desempenhou um papel estratégico ao longo da História, sendo utilizada como quartel militar, depósito de escravos e prisão.