O EuroBic, cuja aquisição pelo Grupo ABANCA foi concluída em julho de 2024, registou um lucro de 84 milhões nesse mesmo ano, avançou o banco nesta quinta-feira. A instituição informa ainda que a integração tecnológica no grupo espanhol fica concluída no segundo semestre de 2025.

Segundo indica, “desta integração tecnológica, resultará a implementação de uma plataforma única e sólida que permita acompanhar todo o negócio resultante da integração das duas entidades e que possibilite o desenvolvimento de novas funcionalidades para o negócio”.

De acordo com os dados revelados, o resultado alcançado equivale a um RoTE de 11,1%, com o volume de negócios do banco a crescer 5% para 12,71 mil milhões de euros. Já os depósitos dos clientes tiveram um aumento de 12%, atingindo 7,2 mil milhões.

Em termos de solvabilidade, o EuroBic ABANCA tem um rácio de capital total de 18%, acima dos mínimos regulamentares, segundo o próprio. Também o rácio MREL se encontra acima dos requisitos, fixando-se em 24,4%. No crédito, o banco teve um rácio NPL de 3,5%, uma redução que afirma ter alcançado graças a uma “postura prudente”.

No negócio de ‘acquiring’, o EuroBic ABANCA subiu 11% em volume de operações e 8% em valores movimentados. Na vertente dos seguros, houve um incremento de 80% em novas apólices em termos homólogos.

O Grupo ABANCA atingiu um lucro de 1,2 mil milhões de euros em 2024.