O CaixaBank, dono do BPI, está entre os bancos que exploram uma potencial aquisição do Novo Banco, segundo avançou a Bloomberg esta sexta-feira, citando fontes familiarizadas com o assunto.

O banco espanhol tem mantido negociações com a Lone Star sobre um acordo para o Novo Banco, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas, porque a informação é privada.

O CaixaBank apresentou em novembro um novo plano estratégico, para o período 2025-2027, segundo o qual espera um crescimento de 4% ao ano até 2027 para o BPI, o banco português que comprou em 2016.

"Não contemplamos qualquer operação de crescimento que não seja de crescimento puramente orgânico em Portugal. Queremos que o BPI continue a crescer de maneira orgânica e sem aquisições", afirmou Gonzalo Gortázar, em resposta a perguntas dos jornalistas no final de janeiro sobre a possibilidade de o CaixaBank comprar outros bancos em Portugal, como o Novo Banco.

O banco português também pode atrair o interesse de outros pretendentes, incluindo o grupo bancário francês BPCE, segundo a Bloomberg.

A Lone Star, que detém 75% do Novo Banco, continua a preparar o banco para um IPO, mesmo que tenha interesse de compradores, sendo de notar que qualquer negócio exigiria apoio do Governo português, que detém o restante do Novo Banco.

Outros nomes também têm sido associados ao Novo Banco, como a Caixa Geral de Depósitos, o maior banco do país em ativos, que afirmou em fevereiro que está a analisar uma possível aquisição.

O Novo Banco revelou esta terça-feira que teve lucros de 177,2 milhões de euros no primeiro trimestre, menos 1,9% do que nos primeiros três meses de 2024.

A Lone Star anunciou para este ano a venda de parte do banco em bolsa e um plano de distribuição de dividendos para tornar a instituição atrativa para os investidores.

O CaixaBank está entre os bancos espanhóis que aumentaram a sua presença em Portugal nos últimos anos. Em 2017, o maior banco nacional espanhol assumiu o controlo do Banco BPI e no ano passado, o Abanca adquiriu o EuroBic.