
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) acaba de lançar o seu canal oficial no YouTube, para, segundo a própria instituição, reforçar o compromisso para com uma “comunicação mais próxima e acessível ao público”.
Após a experiência iniciada no LinkedIn e, mais recentemente, no Instagram, a disponibilização de conteúdos no YouTube representa mais um passo na estratégia da CMVM de diversificação dos canais de comunicação. Para o regulador, o recurso a formatos multimédia permitem “abordar de forma clara e simples temas relacionados com o funcionamento do mercado de capitais, o papel da CMVM e a proteção do investidor”.
Neste novo canal os utilizadores podem desde já aceder a um conjunto de vídeos que abordam temas diversificados, como fraude digital, cuidados que os jovens devem ter quando investem no mercado de capitais, o que são criptoativos e riscos associados e investimento em momentos de turbulência no mercado, além de vídeos institucionais (ex.: sobre a Sandbox Market4Growth e sobre o Plano Estratégico da CMVM 2025-2028) e conteúdos produzidos para as outras redes sociais.
“Este canal será uma fonte de informação fidedigna e acessível a todos aqueles que pretendam investir ou simplesmente entender melhor o funcionamento dos mercados”.
O canal no YouTube será regularmente atualizado com novos vídeos explicativos sobre instrumentos financeiros, o funcionamento do mercado de capitais, o impacto dos avanços tecnológicos sobre o seu funcionamento, respostas às dúvidas mais comuns dos investidores, bem como a transmissão ao vivo de eventos, explica a CMVM.
O canal funcionará também como arquivo digital, onde poderão ser consultados todos os conteúdos já disponibilizados sempre que necessário.
“Esta iniciativa está integrada no objetivo da CMVM de capacitar os investidores com informação de qualidade, dado o seu papel fundamental para a construção de mercados financeiros mais transparentes, eficientes e inclusivos”, refere no comunicado divulgado.