
No mundo dos negócios, o timing é tudo – mesmo para as celebridades e os ricos. O boom do empreendedorismo das celebridades descolou como um foguete no final de 2020 e as estrelas pop, os atores e os apresentadores de programas de entrevistas que melhor aproveitaram as vantagens cunharam fortunas de centenas de milhões, ou mesmo de milhares de milhões em alguns casos, colocando o seu nome em tudo, desde marcas de cosméticos a empresas de produção televisiva e cinematográfica. Mas agora, tal como muitos outros, estão a sentir os efeitos do arrefecimento da economia.
Na lista da Forbes das mulheres mais ricas da América que fizeram a pulso a sua carreira (como self-made women), constam 16 celebridades que sobressaem entre os 100 empresários, executivos e artistas. Para entrar na lista, as candidatas tinham de ter um património de, pelo menos, 350 milhões de dólares (307,29 milhões de euros), contra 300 milhões (263,39 milhões de euros) no ano passado e 225 milhões (197,54 milhões de euros) em 2023.
Essas estrelas do palco e da televisão valem coletivamente US $ 14,1 mil milhões (12,38 mil milhões de euros). Face ao ano passado, quando estávamos perante um valor de US $ 13,3 mil milhões (11,67 mil milhões de euros), há uma ligeira valorização, graças à adição da atriz Selena Gomez (nº 48), que ainda não é bilionária, mas cujo património líquido estimado em US $ 700 milhões (614,58 milhões de euros) representa quase a totalidade dessa diferença. A maioria das fortunas das outras 15 estrelas pouco mudou em relação há um ano.
Gomez lançou a sua empresa de cosméticos Rare Beauty no início do boom de negócios de celebridades, em setembro de 2020, e divulgou US $ 367 milhões (322,31 milhões de euros) em receita até 2023. Da mesma forma, Judy Sheindlin (nº 61) assinou um mega acordo no final de 2020 para transferir o seu programa de arbitragem de TV homónimo para o Amazon Prime; a estrela pop Rihanna (nº 35) arrecadou dinheiro para a sua marca de lingerie Savage x Fenty numa avaliação de US $ 1 mil milhões (877,97 milhões de euros) no início de 2021; Madonna (nº 42) assinou um novo contrato lucrativo com a Warner Music naquele verão; e, talvez o mais notável, a estrela de cinema Reese Witherspoon (nº 82) vendeu uma participação maioritária na sua produtora Hello Sunshine em agosto de 2021 por uma avaliação de US $ 900 milhões (790,17 milhões de euros).
A venda da Hello Sunshine é agora citada regularmente em Hollywood como o pico de uma bolha de produção de celebridades. Na época da aquisição pela Candle Media, apoiada pela Blackstone, a empresa projetou US $ 80 milhões (70,24 milhões de euros) em lucro até 2023. Mas, de acordo com um relatório de outubro de 2023 na Bloomberg, produziu menos de US $ 10 milhões (8,78 milhões de euros) naquele ano, e o ritmo de novas produções só continuou a diminuir nos dois anos desde então. Em 2025, a Forbes estima que Hello Sunshine vale menos de um terço do seu preço de venda. (Um representante da Witherspoon discordou da Forbes, mas não ofereceu qualquer orientação).
Os mercados arrefeceram de forma semelhante no setor dos cosméticos, a indústria por detrás de várias mulheres da lista, incluindo Gomez, Rihanna, Kardashian e a sua meia-irmã Kylie Jenner (n.º 52). A Forbes estima que o património líquido de Rihanna tenha caído cerca de 30% no ano passado, devido às estimativas de vendas estáveis da Fenty Beauty e da marca de lingerie Savage X Fenty. “A condição do mercado neste momento está a exercer uma espécie de pressão descendente sobre a avaliação”, disse Dan Su, analista da Morningstar, à Forbes no início de maio, referindo-se às empresas de cosméticos.
O mesmo acontece com os catálogos de música. Katy Perry (n.º 97) vendeu participações nas suas gravações principais e direitos de publicação em 2023 por um valor estimado de 225 milhões de dólares (197,54 milhões de euros), mas um artista semelhante que tentasse fazer o mesmo negócio hoje esperaria um “desconto” de 20% a 30%, dizem os analistas à Forbes.
Perry está de volta numa tour neste verão, assim como Beyoncé Knowles-Carter (nº 45), que viu um grande salto no seu património líquido durante a sua digressão Renaissance em 2023, mas já viu preços de ingressos e vendas mais baixos durante os primeiros concertos da sua tourné Cowboy Carter.
A grande exceção a essa tendência é Taylor Swift (nº 21), cuja riqueza aumentou em US $ 300 milhões (263,39 milhões de euros) no ano passado para US $ 1,6 mil milhões (1,40 mil milhões de euros), de acordo com estimativas da Forbes. A sua assinatura Eras Tour começou em 2023 e terminou em dezembro de 2024, arrecadando um recorde de 2 mil milhões de dólares (1,76 mil milhões de euros) e gerando ganhos de várias formas, incluindo a venda de bilhetes, um filme de grande sucesso e um livro sobre a digressão, um fenómeno que a tornou imune à tendência que atingiu outras celebridades.
NomePatrimónio Líquido (USD)Património Líquido (EUR)OrigemIdadeVariação Desde 2024Oprah Winfrey 3,1 mil milhões 2,72 mil milhões Programas de televisão 71 +3% Kim Kardashian 1,7 mil milhões 1,49 mil milhões Roupa modeladora, cuidados de pele 44 Estável Taylor Swift 1,6 mil milhões 1,40 mil milhões Música 35 +23% Rihanna 1 mil milhão 878 milhões Música, cosméticos 37 -29% Madonna 850 milhões 746 milhões Música 66 Estável Beyoncé Knowles-Carter 780 milhões 684 milhões Música 43 +4% Selena Gomez 700 milhões 614 milhões Cosméticos 32 Estreante Kylie Jenner 670 milhões 588 milhões Cosméticos 27 -6% Judy Sheindlin 580 milhões 509 milhões Programas de televisão 82 +4% Celine Dion 570 milhões 500 milhões Música 57 +4% Barbra Streisand 510 milhões 448 milhões Música 83 +11% Ellen DeGeneres 450 milhões 395 milhões Programas de televisão 67 Estável Dolly Parton 450 milhões 395 milhões Música, investimentos 79 Estável Reese Witherspoon 440 milhões 386 milhões Entretenimento 49 Estável Katy Perry 360 milhões 316 milhões Música 40 +3% Serena Williams 350 milhões 307 milhões Ténis, investimentos 43 +3%
Matt Craig/Forbes Internacional