Abriram nesta terça-feira as candidaturas à 16ª edição do Prémio Capacitar, uma iniciativa conjunta do Banco BPI e da Fundação ”la Caixa”. Com uma dotação de 1,1 milhões de euros, o Prémio Capacitar destina-se a apoiar projetos sociais dirigidos a pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como às suas famílias, com especial atenção para iniciativas que promovam a autonomia, a empregabilidade e o bem-estar.

Em 2024, o Prémio Capacitar apoiou 28 projetos, que estão a contribuir para melhorar a vida de cerca de 2.700 beneficiários. Entre os projetos em desenvolvimento estão, entre outros, negócios sociais; criação de um centro de apoio psicossocial; prestação de serviços de apoio domiciliário integrado; criação de casas de autonomia; e a promoção de atividades desportivas, artísticas e de desenvolvimento pessoal.

“O BPI e a Fundação ”la Caixa” estão empenhados em apoiar projetos de desenvolvimento pessoal e social para uma vida mais autónoma, promovendo a capacitação para as atividades da vida diária, a participação social e a educação inclusiva. Em particular, o Prémio Capacitar tem como prioridade promover o acesso deste grupo social ao mercado de trabalho, especialmente das mulheres, dado o seu maior risco de incorrerem em situações de vulnerabilidade”, referem as instituições no comunicado divulgado nesta terça-feira.

Refira-se que, sem apoios sociais, mais de 60% das pessoas com deficiência estariam em risco de pobreza, segundo revelou um relatório recente do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH/ISCSP-ULisboa), com dados de 2023.

Desde o lançamento em 2010, num total de 15 edições do Prémio Capacitar, foram premiados 335 projetos no valor de cerca de 10,9 M€, beneficiando cerca de 52.000 pessoas.

Para apoiar as entidades no processo de candidatura, o BPI e a Fundação ”la Caixa” irão realizar uma sessão de esclarecimento (online) no dia 20 de maio. O processo de candidaturas termina a 16 de junho de 2025.