Após o maior crescimento dos últimos dois anos em Julho, a actividade económica em Moçambique recuou em Agosto, apesar de registar subidas na produção, novas encomendas e emprego, segundo um índice, divulgado pelo Standard Bank daquele país.

“As empresas em Moçambique continuaram a registar um aumento da actividade do sector privado em meados do terceiro trimestre do ano. No entanto, a taxa de crescimento da actividade abrandou o ritmo em relação ao nível mais elevado dos últimos dois anos registado em Julho”, lê-se no estudo.

De acordo com o documento, os prazos de entrega dos fornecedores “diminuíram de forma acentuada e os ‘stocks’ voltaram a diminuir”, em Agosto, apesar das “aquisições de meios de produção terem aumentado pela primeira vez desde Abril”.

O banco acrescenta que os “preços de venda subiram durante o mês de Agosto”, num “contexto de aumentos mais rápidos dos custos de aquisição e das despesas salariais”.

O índice Purchasing Managers Index (PMI) tinha subido de 49,1 em Junho para terreno positivo em Julho, com 50,7, mas em Agosto voltou a cair para valores negativos, 49,9.

Indicadores do PMI acima de 50 pontos, segundo a Lusa, apontam para uma melhoria nas condições das empresas em relação ao mês anterior, enquanto indicadores abaixo desse valor mostram uma deterioração.