
Toto Wolff Liberta a Fúria: Mercedes Recusa-se a Submeter-se aos Rivais do Campeonato de Corrida!
A figura poderosa da Mercedes, Toto Wolff, gerou controvérsia ao fechar a porta à possibilidade de a Mercedes se juntar à classe Hypercar no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), apesar da pressão dos concorrentes da F1. O principal da equipa baseada em Brackley apontou uma razão específica que motiva esta decisão – o controverso sistema de Balance of Power (BoP) no WEC.
Wolff deixou claro que a Mercedes não quer fazer parte do arranjo do BoP, que acredita sufocar a verdadeira competição ao impor restrições sobre potência, consumo, peso e até mesmo habilidades dos pilotos. O foco da equipa permanece no seu carro GT3, com planos para um novo modelo em 2027, tornando a classe Hypercar uma perspetiva desfavorável no momento.
Num ousado comentário ao podcast Hot Pursuit! da Bloomberg, Wolff delineou a sua visão para um sistema mais justo no WEC, que permitiria às equipas ultrapassar os limites sem interferência externa. Ele propôs um teto financeiro sobre os gastos, em vez de ajustes no BoP, para garantir um campo de jogo equilibrado e uma competição de corridas genuína.
“Se esse fosse o caso, então poderíamos considerar um programa. Atualmente, dado o BoP, que permite aos oficiais julgarem que você está rápido demais, que adicionam 10kg a você e depois retiram de outro carro no dia seguinte, não é para nós,” expressou Wolff, afirmando claramente a posição da Mercedes sobre o assunto.
Com a rejeição ardente de Wolff às regras atuais, o mundo do automobilismo fica agitado com especulações sobre o próximo movimento da Mercedes. A equipa manterá a sua posição e continuará a dominar nos seus próprios termos, ou cederá à pressão e mergulhará no controverso reino da classe Hypercar?
À medida que a saga das corridas se desenrola, uma coisa é certa – Toto Wolff e a Mercedes não são de recuar diante de um desafio, mesmo que isso signifique ficar sozinhos contra os seus rivais mais ferozes no mundo do automobilismo.