
A maior competição solidária de surf em Portugal decorre na sexta-feira em Santa Cruz, Torres Vedras, na quinta edição do Softboard Heroes, e o ex-top mundial Tiago Pires realçou o ambiente festivo do evento.
"É só boa energia, é a festa de celebração do surf, na sua verdadeira essência. E com donativos para associações que têm um papel fundamental na sociedade", afirmou à Lusa o primeiro surfista português que integrou o circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), de 45 anos.
O prémio solidário recorde de 20 mil euros vai ser distribuído entre a Associação Portuguesa de Surf Adaptado (Surfaddict), a Fundação Infantil Ronald McDonald, a Make-A-Wish Portugal e o Centro Social de Silveira, consoante a prestação das equipas, que reúnem figuras públicas, e atletas, todos com ligação ao surf.
O ator Bruno Cabrerizo e a surfista Erica Máximo são as mais recentes confirmações do evento, que regressa à Praia da Física, em 04 de julho, contando com um total de 16 convidados, entre eles Vasco Ribeiro, pentacampeão português (2011, 2012, 2014, 2017 e 2021) e Joana Andrade, surfista de ondas gigantes, que vão competir para angariar fundos para as quatro associações portuguesas.
"É um evento especial, com 'softboards' (pranchas de espuma), em que todos estão com boa disposição, num registo totalmente diferente do que é costume ver nas competições de surf", assinalou Tiago Pires, também conhecido por 'Saca', coorganizador da prova.
Uma das novidades do Prio Softboard Heroes deste ano é uma demonstração de surf adaptado, que vai juntar no mar os vários participantes, reforçando a componente social e solidária da iniciativa.