Summer McIntosh continua imparável nos Mundiais de Singapura, mas depois de conquistar a medalha de ouro nos 200 m mariposa não escondeu a frustração, batendo com as mãos na parede e tapando a cara.

«Estou feliz com as três medalhas de ouro. Esse era o objetivo inicial, mas o meu outro objetivo esta noite era bater o recorde mundial, algo que muitas vezes não digo e nem sempre me concentro nisso. E se há recorde do Mundo que queria bater desde o início da minha carreira é este. Foi tão perto e sei que nos últimos 15 metros respirei fundo e deveria ter abaixado a cabeça», admitiu a nadadora de 18 anos, que somou a terceira medalha de ouro em Singapura depois de nadar em 2.01,99 minutos, a 18 centésimos do recorde do mundo (2.01,81) que pertence desde 2009 à chinesa Liu Zige.

Ainda assim, a supremacia da canadiana é tal que a sua vitória aconteceu com uma vantagem que não se via desde 1973 em Mundiais, com três segundos mais rápida do que a norte-americana Regan Smith (2.04,99), segunda. A australiana Elizabeth Dekkers foi terceira, com 2.06,12, à frente da chinesa Yu Zidi, de 12 anos, novamente quarta, a três décimas do pódio.

«Ver o quão perto eu cheguei de bater o recorde e não conseguir, deixa-me um pouco frustrada, mas não posso ser tão dura comigo», disse Summer que agora carrega o peso de igualar os cinco ouros de Michael Phelps num Mundial, sendo que além dos 200 m mariposa, já venceu os 200 estilos e os 400 livres.

Uma dessas duas medalhas que ainda pode agarrar é nos 800 m livres, para onde todos os olhares estão agora virados. E não só por causa da corrida contra Phelps, mas, sobretudo, pelo duelo que vai travar com a super Katie Ledecky.

«Ver este resultado dá-me muita confiança, a maneira como me senti naquela final também foi incrível, por isso estou super, super animado para os 800m e depois para os 400m estilos», disse a canadiana apontando à outra prova onde poderá conquistar a quinta medalha.

Agora todos os olhos estão neste duelo Summer vs Katie.

Katie Ledecky, de 28 anos, conquistou 14 medalhas olímpicas, incluindo nove de ouro, e recordes mundiais nos 800m e 1500m livres, sendo considerada a maior nadadora de todos os tempos. Summer McIntosh, de 18 anos, já é tricampeã olímpica e venceu Ledecky facilmente nos 400m livre e é a melhor nadadora da atualidade.

Ledecky venceu com facilidade os 1500 metros livres – prova que não perde há 15 anos e da qual detém os 11 melhores tempos do mundo.

E se nos 800 m, Ledecky bateu recentemente o seu próprio recorde mundial (8.04,12), McInstosh nadou em 8.05,07 nas provas de qualificação canadianas em junho e muitos acreditam que, pela primeira vez em vários anos, Ledecky terá uma concorrente à altura na distância. Os adeptos agradecem.