
Tom Watson marcou um golo histórico, já nos descontos, e deu ao Sunderland uma vitória por 2-1 sobre o Sheffield United no derradeiro confronto dos playoffs do Championship, em Wembley, neste sábado. O resultado garantiu ao Sunderland a subida à Premier League juntamente com o Leeds United e o Burnley para a próxima temporada.
A promoção marca o regresso dos Black Cats ao futebol de elite britânico, pela primeira vez desde a temporada de 2016/2017, pondo fim a uma ausência de oito anos.
A equipa de Chris Wilder foi superior na primeira parte e adiantou-se no marcador aos 25 minutos por intermédio de Tyrese Campbell, que concluiu um rápido contra-ataque com uma excelente finalização.
O Sunderland já tinha sofrido um revés inicial, com Luke O'Nien, que deslocou o ombro poucos minutos após o início do jogo, e depois viu Anthony Patterson defender um remate à queima-roupa de Kieffer Moore.
Patterson foi chamado a intervir novamente a meio da segunda parte, fazendo uma defesa brilhante para negar o golo a Andre Brooks e manter a desvantagem em apenas um golo.
Esse momento revelou-se crucial, pois o Sunderland empatou aos 76 minutos, quando Patrick Roberts passou a bola para Eliezer Mayenda, que controlou antes de rematar forte para o fundo da baliza do Sheffield United.
Quando o jogo parecia caminhar para o prolongamento, a equipa de Regis Le Bris encontrou o golo da vitória nos últimos segundos.
Depois de Moore perder a posse de bola perto da linha do meio-campo, Watson recolheu o esférico à entrada da área e fez um remate colocado ao canto inferior . O espetacular golo do jovem de 19 anos que desencadeou celebrações efusivas entre os adeptos que viajaram para assistir ao jogo na capital inglesa.
Foi um golpe devastador para os Blades, que controlaram largos períodos do jogo, mas o Sunderland tem todo o mérito pela resistência e a forma como mudaram a sorte depois de terminarem a temporada regular com uma série de cinco derrotas consecutivas.